A realização de atividades práticas durante as aulas é de grande importância no contexto escolar, não apenas por despertar o interesse dos estudantes pelo estudo do conteúdo, mas também por facilitar a compreensão da teoria, por meio da experimentação. Foi pensando nisso que as educadoras responsáveis pelas turmas de 3º Ano do Ensino Fundamental da Escola Notre Dame Menino Jesus proporcionaram uma aula diferenciada aos estudantes do segmento que, no decorrer do ano letivo, estuda o surgimento do universo e os elementos que o compõem.
Reunidos em sala de aula, os educandos foram desafiados a confeccionar vulcões, utilizando argila, água e uma lata. Moldando a estrutura geológica que já tinham estudado em aulas anteriores, as crianças reforçaram o conhecimento sobre as erupções e suas consequências para o meio ambiente.
De acordo com a educadora Fernanda Toldo, esses conteúdos seguirão sendo temas de estudos interdisciplinares. “Nas aulas de Língua Portuguesa, por exemplo, eles serão convidados a escrever um texto sobre o que são os vulcões e como eles entram em erupção, já em Artes, vão pintar suas esculturas”, comenta. Depois de finalizados, os trabalhos serão expostos nos corredores da Escola, para a apreciação da comunidade educativa.