Gestores, educadores e funcionários refletiram sobre a renovação da vida, conforme a tradição seguida por Jesus Cristo
Ao final da manhã, um momento de profunda espiritualidade, em preparação para a Páscoa: assim foi o sábado para os educadores, funcionários, gestores e religiosas da comunidade educativa da Escola Notre Dame Menino Jesus. Reunidos no espaço multiuso da instituição de ensino, a partir das 11h30min, eles participaram de uma cerimônia que lembrou os ritos da Páscoa judaica.
Festejada desde a Antiguidade, para marcar a transição entre o inverno e a primavera, a celebração, originalmente, significa “passagem”. Porém, em diferentes culturas e com o passar do tempo, adquiriu novos sentidos. Foi para retomar a conotação histórica da Páscoa e exemplificar as especificidades que envolvem a sua celebração pelos diversos povos, que os colaboradores se reuniram junto à mesa. Nela, os sabores que constituem a celebração pascal judaica foram servidos um a um, enquanto sua simbologia era explicada pela responsável pela celebração e agente de Pastoral Escolar, Ir. Ivete Costella, com o auxilio do Padre Maicon Rossetto, pároco da Paróquia Santa Teresinha. Por isso, lembrando a travessia dos Hebreus libertos da escravidão pelo Mar Vermelho, foram degustadas ervas amargas e carne de cordeiro.
O pão e o vinho, que também eram saboreados pelos judeus durante a celebração da Páscoa e que são símbolos da celebração cristã, depois que foram partilhados por Jesus Cristo com os apóstolos, na Santa Ceia, também foram provados pelos convidados.
Após o momento de espiritualidade, a Superiora da Província da Santa Cruz da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora, Irmã Araci Ludwig, manifestou seus votos de uma feliz e abençoada Páscoa para os colaboradores e seus familiares, lembrando que a ressurreição de Jesus representa a renovação da fé e da esperança em cada um. Em consonância com a religiosa, a Vice-Superiora Geral da Congregação das Irmãs de Notre Dame, Ir. Alcídia Guareschi, convidou a todos para que vivam a Páscoa de forma permanente, na partilha e na solidariedade, assim como Jesus o fez.
Ao final da celebração, os participantes partilharam o almoço e foram presenteados com coelhos de chocolate, um dos símbolos da data.