Momentos de integração, de debate e de questionamentos: assim foram os vivenciados pelos estudantes matriculados no 4º Ano do Ensino Fundamental da Escola Notre Dame Menino Jesus, na tarde de terça-feira (08). Na ocasião, eles participaram do Café Filosófico, uma atividade desenvolvida na disciplina de Filosofia, para dar início ao estudo do seu conteúdo programático.
Reunidos nas suas próprias salas de aula, os educandos foram questionados, enquanto degustavam um lanche partilhado, sobre o que são a verdade, a justiça e a liberdade: assuntos que serão aprofundados no decorrer do ano letivo, por meio de leituras, dinâmicas e brincadeiras. Além disso, as crianças também debateram sobre a importância de imaginar, de pensar e de criar hipóteses.
Conforme a educadora Camile Gasparini, além promover a integração, o Café serviu para que as crianças compreendessem o sentido da Filosofia e porque ela é encontrada no currículo escolar. “Nossa intenção, durante as aulas, é estimulá-los a desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de pensar diferente, de questionar”, comenta a docente.
É esse gosto pelo pensar que já foi despertado na estudante Carolina Barbosa, o que fez com que ela escolhesse a Filosofia como sua matéria preferida. “Para mim são as aulas mais legais porque eu aprendo a pensar com a minha cabeça e ter minhas próprias opiniões”, justifica.