Antecedendo o início do ano letivo, os docentes participaram, entre os dias 10 e 12, de momentos de reencontro e de ambientação, além de capacitações e de reuniões de planejamento, promovidos pela Rede de Educação Notre Dame.
Na manhã de quarta-feira (10), quando os amigos se reencontravam e os futuros colegas eram acolhidos, os educadores da Escola Notre Dame Menino Jesus foram presenteados com uma nova Sala dos Professores. Inspirada no design de interiores do Google, empresa que é um exemplo para o mundo nesse quesito e na qual os funcionários atingem níveis expressivos de felicidade no trabalho, o do espaço de descanso dos docentes foi planejado a fim de estimular a inovação. O incentivo parte do pressuposto de que o educador é o principal condutor de uma cultura inovadora em sala de aula. Por isso, o novo ambiente possibilita maior integração e interatividade, dispondo de computadores all in one, home theater, TV por assinatura, sala de estar e cozinha.
Enquanto isso, no Colégio Notre Dame, os educadores foram recepcionados com uma dinâmica integração. Motivados pela crônica “Você pode estar criando um coitadinho. É isso mesmo que você quer?”, escrita Mônica Bayeh e publicada no jornal Extra, eles refletiram sobre o papel das dificuldades, das falhas e das frustrações na aprendizagem e no desenvolvimento emocional, ao passo que, em grupos, confeccionavam o objeto que, no texto, metaforicamente, faz alusão às crianças e aos adolescentes: a pipa.
Na quinta-feira (11), os docentes de ambas as escolas participaram do Encontro de Educadores da Rede de Educação Notre Dame – Sul, sediado pelo Colégio Notre Dame Aparecida, de Carazinho. Com o tema “Que experiências você gera na vida das pessoas ao seu entorno, especialmente, na vida dos estudantes?”, a programação, de acordo com a coordenadora Pedagógica da Rede de Educação Notre Dame, Ir. Elci Favaretto, permitiu que os docentes socializassem perspectivas e experiências, além de possibilitar o desenvolvimento e o exercício de novas habilidades e competências.
Para isso, pela manhã foi promovida a palestra “Da experiência de aprendizagem ao sentido de aprender: desafios pedagógicos para o século XXI”, ministrada pelo doutorando em Educação, Augusto Niche. Nela, o coordenador do Curso de Pedagogia do Unilasalle reforçou a importância de educar pelo exemplo, de reconhecer e de entender as individualidades de cada educando e de manter viva a chama do conhecimento nas crianças e nos jovens, por meio de aulas fluidas, alegres e contextualizadas.
Durante a tarde, reunidos por segmentos ou por área do conhecimento, os docentes participaram de oficinas nas quais apresentaram atividades e projetos desenvolvidos em anos anteriores, partilharam experiências, trocaram ideias e participaram de dinâmicas.
No dia seguinte, novamente nas suas próprias instituições de ensino, eles planejaram as Atividades Diversificadas, as abordagens interdisciplinares dos conteúdos programáticos, as avaliações multidisciplinares e o desenvolvimento de projetos pedagógicos que devem nortear a ano letivo de 2016.