Como culminância de projeto pedagógico, estudantes conhecem o planetário
“Da terra ao ar, um universo a explorar”: esse é o nome dado ao projeto pedagógico que norteou os estudos das crianças do Nível II da Educação Infantil da Escola Notre Dame Menino Jesus, ao longo do segundo semestre letivo. A partir dele, os pequenos estudantes puderam conhecer os planetas que compõem o Sistema Solar, a Lua e suas fases, além de aprender mais sobre a Terra e os cuidados necessários para a sua preservação, enquanto compreendiam as noções de quantidade e grandeza e desenvolviam habilidades de observação, de comparação e classificação.
Para encerrar as atividades ligadas a esse projeto, os educandos receberam, na sexta-feira (13), uma visita especial. Reunidos em sala de aula, eles acompanharam a explanação sobre o Sistema, feita por acadêmicos do curso de Física, da Universidade de Passo Fundo (UPF).
Os visitantes integram o projeto “Caminhos da Astronomia, curiosidades e conhecimentos ao alcance de todos”, desenvolvido pela Universidade desde 2009. Por meio dele, os estudantes da graduação visitam instituições de ensino básico, a fim de aprofundar os conhecimentos das crianças e adolescentes sobre os corpos celestes. Para isso, dentro de uma cúpula feita com canos de PVC e tecidos brancos, uma faixa que vai de leste a oeste do céu é projetada. Ela possibilita que as constelações, as estrelas, os planetas e a eclíptica – linha onde o planeta e o sol se aproximam – sejam visualizados.
Depois de esclarecerem suas dúvidas, no planetário móvel, os pequenos estudantes foram ecaminhados para o pátio da Escola onde assistiram ao lançamento de um protótipo de foguete – confeccionado com garrafa PET e balões, pelos acadêmicos de Física.