O silêncio que regularmente ocupa a Escola Notre Dame Menino Jesus durante as noites foi substituído por risos altos, exclamações de felicidade e conversas animadas, em 23 de outubro. Isso porque, após as aulas regulares daquela sexta-feira, a partir das 19h, os estudantes do 2º Ano do Ensino Fundamental retornavam ao ambiente escolar para participar do evento “Corujinhas na Escola”.
A fim de celebrar a alfabetização, etapa escolar que os educandos concluem nesse segmento, a programação propiciou que eles vivenciassem momentos de integração, a partir de atividades lúdicas, cognitivas e motoras. Reunidas em equipes formadas por estudantes de todas as turmas e identificadas por cores, até as 23h, as crianças participaram de um circuito psicomotor seguido de quatro oficinas nas quais, além da interação, a autonomia era estimulada.
Enquanto os estudantes que compunham um dos times ouviam atentos à leitura da obra “Só Um Minutinho” – traduzida por Ana Maria Machado -, durante a oficina de Contação de Histórias, na sala ao lado, uma outra equipe reproduzia em massinha de modelar os personagens do livro, na oficina denominada “Mãos na Massa”. Em outro ambiente, a obra “As Plantas em Poucas Palavras”, escrita por Meritxell Martí, Cristina Villela e Lluís Borràs, contextualizava a oficina de Dobradura. Nela, as crianças confeccionaram flores em papel colorido. Por fim, os estudantes repetiam os passos indicados na tela por um jogo de videogame, na oficina de dança, realizada alguns metros adiante, em outra sala do prédio em que, no cotidiano escolar, os estudantes matriculados no Integral Notre Dame participam de aulas de língua estrangeira, têm seus estudos orientados e desfrutam de momentos de relaxamento e de descontração.
Ao final de vinte minutos, os grupos revezavam-se entre os espaços de modo que todos os estudantes participassem de todas as experiências, antes do jantar e do retorno para os seus lares.