Dias de reflexão e de aprendizado: assim foram a terça (03) e a quarta-feira (04), para os estudantes matriculados no 7º Ano do Ensino Fundamental da Escola Notre Dame Menino Jesus. Neles, os adolescentes participaram do Acampamento Filosófico, um evento promovido anualmente pelo educandário, a fim de promover o raciocínio lógico e a integração.
Reunidos no Sítio São Miguel – espaço mantido pelas instituições de ensino gaúchas que integram a Rede de Educação Notre Dame, no distrito passofundense que leva o mesmo nome -, os estudantes participaram de discussões e de reflexões sobre a obra “Açúcar Amargo” – escrita por Luiz Puntel -, que foi lida e interpretada por eles durante o segundo semestre letivo.
O livro relata a trajetória da jovem Marta, que tem sua vida transformada após o trágico acidente que culminou com a morte de seu irmão. Abalado, seu pai decide mudar de cidade e viver da colheita da cana. Enquanto enfrenta a vida como boia-fria, a jovem também lida com as mudanças e os desejos típicos da adolescência. Pouco a pouco, ela entende a necessidade e a importância da luta social para conquistar seus direitos.
A partir da história, como preparo para o Acampamento, os educandos foram desafiados a elaborar um plano de discussão, com base nos princípios da Lógica – conteúdo programático cujo estudo é iniciado no 6º Ano e prosseguido no segmento seguinte. Esse plano, composto por perguntas filosóficas, norteou os dois dias de encontro.
Conforme a educadora responsável pela disciplina de Filosofia, Franciele da Rosa, o evento, que já está em sua 21ª edição, consolidou-se como um momento para aprofundar os conceitos lógicos apresentados e aprofundados em sala de aula, além de ser um momento para levantar questionamentos sobre como os estudantes se posicionam em relação ao respeito ao próximo e à diversidade.