Escola Notre Dame Menino Jesus também aderiu às ações do Outubro Rosa
No Brasil, 32 mulheres morrem, por dia, em decorrência do câncer de mama. Somente em 2014, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que mais de 57 mil casos tenham sido detectados na população feminina do país. Contudo, a doença, se diagnosticada precocemente, tem grandes chances de cura.
Para chamar a atenção para o tema, informar sobre os fatores de risco e conscientizar acerca da realização de exames periódicos capazes de identificar nódulos mamários surgiu, em 1990, nos Estados Unidos, o movimento Outubro Rosa, que hoje mobiliza todo o mundo pela detecção precoce do câncer de mama.
Engajada ao movimento mundial, a Escola Notre Dame Menino Jesus promoveu, durante a segunda-feira (05), um ato de conscientização.
A partir das 17h30min, no pátio da instituição de ensino, a comunidade pôde participar de uma minifeira de saúde, com a realização de exames de Verificação de Pressão Arterial e de Glicose, por estudantes da Escola de Educação Profissional do Hospital São Vicente de Paulo, e de Meatoscopia, pelas Fonoaudiólogas da Scuta – Soluções Auditivas.
Durante a minifeira, camisetas do Movimento Outubro Rosa foram vendidas e o valor integral arrecadado será entregue à Liga Feminina de Combate ao Câncer, entidade beneficente que objetiva mobilizar a comunidade para o trabalho assistencial, participando e ampliando a tarefa educativa de informar sobre a prevenção e o combate ao Câncer.
No final da tarde, ao som da Orquestra e do Coral Notre Dame, a fachada da Escola mudou de tom: o prédio foi iluminado em rosa, e assim permaneceu durante toda a noite.