Com o objetivo de conscientizar sobre o câncer de mama, instituições de ensino Notre Dame promovem atos públicos
Pela prevenção aos fatores de risco e pela conscientização acerca da realização de exames periódicos capazes de identificar nódulos mamários, o mês que inicia na quinta-feira recebe tons róseos. O movimento Outubro Rosa teve início nos Estados Unidos mas, hoje, tem abrangência global e objetiva informar sobre os fatores que reduzem as chances de desenvolvimento dos tumores e aqueles que aumentam as chances de cura da doença.
Representando 25% do total de casos de câncer no mundo, em 2012, o câncer de mama é o segundo mais comum entre as mulheres, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Somente em 2014, o Instituto estima que mais de 57 mil casos tenham sido detectados na população feminina do Brasil. Contudo, ainda que os fatores hereditários e os associados ao ciclo reprodutivo da mulher não sejam, em princípio, possíveis de serem alterados, os fatores de risco relacionáveis ao seu estilo de vida são modificáveis. Alimentação equilibrada e prática de atividade física regular, por exemplo, podem reduzir em até 28% o risco de desenvolvimento do câncer de mama.
É a fim de promover a conscientização sobre essas escolhas e sobre o aumento das chances de cura com a detecção precoce dos tumores, seja por meio de realização de autoexame ou de exames de imagens, que, por mais um ano, as escolas gaúchas da Rede de Educação Notre Dame somam-se às instituições que, em todo o mundo participam da mobilização rosa.
No primeiro dia do mês, como abertura das movimentações do Outubro Rosa em Passo Fundo, o Colégio Notre Dame promoverá minifeira de saúde. Em parceria com a Escola de Educação Profissional do Hospital São Vicente de Paulo e a Scuta Soluções Auditivas, no pátio da instituição de ensino, a partir das 17h30min, colaboradores, educadores, familiares de estudantes e os próprios educandos poderão fazer testes de verificação da pressão arterial, de glicose e meatoscopia, entre outros. Após a feira, o Coral e a Orquestra Notre Dame vão se apresentar na praça em frente ao Colégio. Ao anoitecer, a fachada da instituição de ensino será iluminada no tom da mobilização, permanecendo rosa durante toda a noite.
Já, na segunda-feira, a Escola Menino Jesus receberá a minifeira, no mesmo horário. Ao entardecer, antes da iluminação da sua fachada em cor-de-rosa, o Coral e a Orquestra Notre Dame voltam a se apresentar. Será na Praça Santa Teresinha.
Ação solidária:
Em ambos os atos, serão vendidas camisetas do Movimento Outubro Rosa, com renda revertida integralmente à Liga Feminina de Combate ao Câncer. Cada peça do vestuário poderá ser adquirida por R$ 20,00.