Na casa da vovó tem muitas coisas: latas de botões, agulhas de tricô e crochê, caixas de presente, toalhinhas bordadas, louças antigas, revistas e cadernos de receitas. Cada objeto possui um valor sentimental e é carregado de lembranças. Isso foi o que descobriu a personagem central do livro “Os Guardados do Vovó”, escrito por Nye Ribeiro. Na obra, uma menina vai passar as férias na casa dos avós e, convivendo mais de perto, descobre porque eles guardam objetos antigos por tantos anos.
A narrativa, apresentada por meio de peça teatral para os estudantes matriculados no 3º Ano do Ensino Fundamental da Escola Notre Dame Menino Jesus, na sexta-feira (11), marcou o início das ações do projeto pedagógico “De geração em geração, contando histórias”, que norteará os estudos do segmento, durante o segundo semestre letivo.
Nos próximos meses, os educandos serão desafiados a procurar objetos antigos guardados por seus avós e a descobrir quais são suas histórias. A atividade, conforme destaca a educadora Fernanda Toldo, servirá como estimulo para que as crianças pesquisem a história de suas famílias e aprendam mais sobre as etnias formadoras do Rio Grande do Sul, trabalhando assim, além da leitura, os conteúdos programáticos do segmento.