Escolas da Rede de Educação Notre Dame comemoraram a Semana do Município
Um passeio imaginário – realizado por meio de pesquisas, palestras, fotografias e maquetes – que percorreu o município que os acolhe: essa foi a forma como os estudantes do Colégio Notre Dame e da Escola Notre Dame Menino Jesus celebraram, durante a última semana, o aniversário da emancipação política-administrativa de Passo Fundo, comemorado no dia 07 de agosto.
No Colégio Notre Dame, além aprofundar os conhecimentos já estudados no conteúdo programático, através de pesquisa, sobre os aspectos econômicos, culturais e sociais do município, os estudantes matriculados no 3º Ano do Ensino Fundamental confeccionaram, com a ajuda dos pais e responsáveis, maquetes dos pontos turísticos de Passo Fundo. A criatividade e a dedicação dos educandos para representar artisticamente praças, parques e monumentos, em comemoração aos 158 anos da emancipação, estão expostas nos corredores da instituição de ensino, para apreciação da sua comunidade educativa.
As homenagens ao município também fizeram parte das aulas, na Escola Notre Dame Menino Jesus. Na terça-feira (04), os estudantes de 3º e 4º Ano do Ensino Fundamental participaram de uma palestra com o vereador Gleison Consalter. Além de comentar a história de Passo Fundo, ele conversou com os educandos sobre a função dos vereadores na gestão municipal e respondeu aos questionamentos das crianças. Os estudantes do 4º Ano também buscaram, na internet, informações sobre a história da cidade, a origem do seu nome e quem foram seus primeiros habitantes.
Já as turmas de 5º Ano realizaram, durante a semana, pesquisas sobre os artistas passofundenses. Como forma de culminância desse trabalho, eles receberam, na quinta-feira (06), a artista plástica Miriam Postal, para uma conversa sobre sua vida, obra e influências. Nesse mesmo dia, os estudantes do 2º Ano levaram para a Escola diversas fotografias e notícias antigas sobre a cidade, que foram recolhidas com o auxílio de seus pais e responsáveis. Durante a aula, eles conversaram com as educadoras sobre a história de Passo Fundo, que se entrelaça com trajetória das escolas da Rede de Educação Notre Dame, que estão presentes no município há 92 anos.