Votação acontece até o dia 14 de setembro
“Tenho uma história e pertenço a uma terra: Rio Grande do Sul”. Esse é o título do projeto pedagógico desenvolvido na Escola Notre Dame Menino Jesus que concorre ao Troféu “Amigos da Filosofia” – premiação entregue pela Editora Sophos aos educadores e instituições de ensino que promovem ações em favor da educação filosófica.
A votação, que é aberta ao público, acontece até 14 de setembro. Para votar, é necessário acessar o site da Editora (www.editorasophos.com.br) e ter em mãos o endereço de e-mail pessoal e o número do Registro Geral (RG) – (acesse o vídeo para mais informações).
Na página da editora, é possível, ainda, conferir o resumo do projeto – representado pelo número 40 entre os concorrentes -, além de ter acesso às atividades que vão acontecer ao longo do semestre.
Desenvolvido de forma multidisciplinar entre as turmas do 4º Ano do Ensino Fundamental, o “Tenho uma história e pertenço a uma terra: Rio Grande do Sul” tem o objetivo de promover o conhecimento da história do estado, das suas etnias formadoras e da sua cultura, retomando, assim, a história de cada estudante.
Para isso, ao longo do segundo semestre, os educandos desse nível de ensino desenvolverão ações como a pesquisa e a partilha de documentos históricos, comparando-os com as suas próprias histórias de vida; organizarão uma linha do tempo a partir do seu ano de nascimento, destacando os fatos significativos da história recente do Rio Grande do Sul; construirão um álbum de recordações com dados a respeito de sua família; produzirão textos informativos sobre o conteúdo e analisarão dados sobre a população do Rio Grande do Sul em diferentes tempos.
A educadora responsável pelo projeto, Angelita Scottá, destaca que as atividades propostas contribuirão para o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes. “É necessário nos percebermos como sujeitos de nossa própria história e como parte da sociedade a qual pertencemos, contribuindo para a continuação dela. Por isso, a intenção do projeto é realizar um estudo reflexivo, adotando uma postura de diálogo, troca de experiências e de conhecimentos”, destaca.