Responsaveis pelos estudantes leram, no primeiro semestre, obras clássicas
Formar leitores capazes de entender o mundo e de interpretar textos em diferentes plataformas: esse é o objetivo do Projeto LeNDo e EscreveNDo na Escola: Uma Atitude Necessária e Sustentável, desenvolvido há 3 anos nas instituições de ensino mantidas pela Rede de Educação Notre Dame. A leitura periódica de livros, de acordo com a faixa etária dos participantes, e a socialização das obras, método utilizado pelo Projeto, são realizadas pelos estudantes e seus pais, educadores e colaboradores das escolas.
Os responsáveis pelas crianças e adolescentes matriculados na Escola Notre Dame Menino Jesus, em julho, participaram de atividade de encerramento da primeira fase do LeNDo e EscreveNDo. Reunidos nas dependências da instituição de ensino, eles conversaram sobre a experiência de leitura, no primeiro semestre. Entre os títulos lidos, estavam clássicos como “Dom Quixote”, de Miguel de Cervantes, “Ensaio sobre a cegueira”, de José Saramago, e “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos.
Durante a socialização, eles voluntariamente pontuaram trechos da obra que mais lhes chamaram a atenção e quais foram as suas percepções sobre a leitura, a partir de suas experiências de vida.
Conforme a coordenadora do Projeto de Leitura na Escola, Elenice Mezzomo, a atividade, mesmo que indiretamente, também fomenta à leitura entre os estudantes. “Quando as crianças veem os pais lendo, se motivam também a fazê-lo”, destaca.
No segundo semestre letivo, os estudantes, pais e educadores serão convidados a ler obras técnicas, ligadas às áreas de conhecimento nas quais os conteúdos programáticos são distribuídos.