Minecraft é utilizado como ferramenta pedagógica, na Educação Infantil da Escola Notre Dame Menino Jesus
Nas mãos, a possibilidade de construir um mundo inteiro, utilizando blocos que se encaixam de acordo com a imaginação. Essa é a experiência proposta pelo Minecraft, jogo lançado em 2011 e que já conta com mais de 40 milhões de usuários.
Apesar de não ter sido criada para fins educacionais, a brincadeira de construção é considerada, por muitos educadores, como uma ferramenta aliada dos processos de ensino e de aprendizagem de crianças. É o caso dos da Escola Notre Dame Menino Jesus que, desde o início do ano letivo, utilizam o Minecraft como ferramenta pedagógica da Educação Infantil.
O olhar atento e os dedos ágeis, companheiros de Lorenzo Schuster, estudante do Nível III, durante a experiência, são multiplicados pelo número dos seus colegas quando recebem, em suas pequeninas mãos, os tablets que possibilitarão o acesso ao jogo.
A partir desse momento, o toque sobre a tela permite que a imaginação dos estudantes ganhe forma, seja ela de pequenas casas, grandes castelos ou, até mesmo, cidades. É isso o que torna o jogo adequado para o uso pedagógico, entre os estudantes com faixa etária de dois a cinco anos, conforme destaca a coordenadora educacional da Escola, Heloísa Simoni. “A ludicidade, está em experimentar, explorar e descobrir”, afirma. O ato de brincar, prossegue Heloísa, é o que caracteriza a infância, pois, além de divertir e entreter, é através dele que as crianças compreendem melhor o mundo no qual estão inseridas e desenvolvem e constroem o conhecimento.
O game, sob esse aspecto, possibilita que sejam estudados assuntos ligados à geografia, à matemática e à motricidade fina. Afinal, explora certa noção espacial, o raciocínio lógico abstrato e também as habilidades manuais.
A utilização de novas tecnologias para o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem faz parte do projeto Notre Dame Digital, adotado por todas as instituições de ensino da Rede de Educação Notre Dame, com o objetivo de formar e capacitar coordenadores e educadores, dos diferentes níveis de ensino da Rede, para a proposição, o desenvolvimento, o acompanhamento e a avaliação de propostas educacionais contemporâneas, fundamentadas nas mais recentes teorias de aprendizagem, num contexto de hibridismo e multimodalidade.