Desenvolvido durante o primeiro semestre, o Projeto Pedagógico associou conteúdos à literatura infantil
Com a intenção de fazer com que os estudantes se sentissem atraídos pela literatura e, antes mesmo da alfabetização, já conhecessem o potencial de encantamento e de aprendizado que reside nas narrativas, a Educação Infantil da Escola Notre Dame Menino Jesus relacionou o estudo de conteúdos programáticos do primeiro semestre letivo ao imaginário comum das obras direcionadas a crianças, por meio do projeto pedagógico “Na Terra da Magia…”. Desenvolvido nos quatro segmentos desse nível de ensino, o projeto, contudo teve personagens inspiradores e objetivos específicos diferentes.
Entre os estudantes matriculados no Júnior, o conto “Chapeuzinho Vermelho” foi o motivador de atividades que os auxiliaram a diferenciar as atitudes boas das más. Por isso, o projeto foi denominado “Na Terra da Magia: Acorda, Seu Lobo”. Já, no Nível I, os príncipes e as princesas dos contos de fadas clássicos e contemporâneos foram o incentivo para que as crianças pesquisassem aspectos geográficos e culturais das monarquias e principados. Nas turmas desse segmento as atividades foram reunidas sob o título “Na Terra da Magia: Príncipes e Princesas”. No Nível II, os piratas foram os personagens que, envoltos em aura de aventura, estimularam o estudo de temas relacionados à localização espacial, meios de transporte e alimentação. Nesse segmento, o projeto foi chamado de “Na Terra da Magia: A Vida dos Piratas”. Os estudantes de Nível III, por sua vez, foram inspirados pelos heróis das páginas a serem solidários e prestativos, além de terem desenvolvido a expressão corporal e terem conhecido os elementos da natureza. Por isso, esse ramo do projeto pedagógico foi intitulado “Na Terra da Magia: Heróis e Guerreiros”.
Apesar de distintas, pois respeitam a faixa etária das crianças, seus interesses e habilidades e conhecimentos em desenvolvimento, as quatro divisões do projeto pedagógico têm em comum mais que a finalidade principal. Em todas elas, a ludicidade esteve presente, literalmente, do início ao fim dos seus desenvolvimentos. Isso porque tanto para marcar seus lançamentos quanto os seus encerramentos, os educandos, fantasiados como os personagens das histórias lidas, participaram de atividades especiais.
Às vésperas do início do recesso escolar, as capas, as coroas, os tapa-olhos e as máscaras foram adereços acrescentados ao uniforme para que o conhecimento construído, ao longo dos meses anteriores, fosse celebrado pelas crianças e compartilhado com os seus familiares.
Os membros da “Liga do Poder do Bem”, inspirados nos heróis e guerreiros, que agem com benevolência, promoveram uma campanha de arrecadação de roupas e calçados infantis em benefício da Pastoral da Criança. Em um “varal solidário”, as doações foram expostas, na tarde da quarta-feira (08), para que os pais dos idealizadores pudessem testemunhar a mobilização solidária gerada pelos estudantes de Nível III, enquanto se preparavam para participar de um circuito de atividades motoras que remetiam aos poderes dos personagens.
Os estudantes do Nível I saborearam, na tarde de quinta-feira (09), um chá acompanhado de pães e bolos, conforme manda a tradição do Reino Unido, cuja família Real foi estudada por eles. Além dela, os demais príncipes e princesas da realidade e da ficção foram tema de pesquisas. As curiosidades encontradas pelas crianças, assim como as produções artísticas criadas com inspiração na temática do projeto pedagógico, foram expostas para apreciação dos seus familiares que, ao final da tarde, participavam de um baile.
Os piratas do Nível II, alimentados segundo os hábitos dos corsários, procuraram, nas tardes de terça e quarta-feira (14 e 15) por um tesouro. Antes de encontrar os baús repletos de moedas de chocolate, balas e pirulitos com os quais seriam presenteados, porém, os estudantes precisaram interpretar o mapa, desvendar as charadas e cumprir com os desafios propostos.
Acompanhados pelos avós, que recebiam as homenagens pelo seu dia, festejado no próximo domingo (26), os pequenos educandos do Júnior participaram de piquenique. Na tarde de segunda-feira (20), além de provarem os sabores que tinham sido guardados numa cesta como aquela em que Chapeuzinho Vermelho levava doces para a vovozinha, eles ainda ouviram histórias daqueles que trazem na pele as marcas da experiência e no coração o afeto pelos seus descendentes.
Com o desenvolvimento de atividades como essas, motivadas por um tema instigante, o aprendizado se dá de forma atrativa, concreta e contextualizada, destaca a coordenadora pedagógica da Educação Infantil da Escola Notre Dame Menino Jesus, Vaneli Dornelles. “Os temas propiciaram momentos lúdicos nos quais os estudantes desenvolveram a autonomia, a criatividade e a socialização, além de terem tido contato, de forma mais profunda e permanente, com a literatura”, complementa.
No segundo semestre letivo, outros projetos pedagógicos vão ser desenvolvidos nesses níveis de ensino.
Veja mais fotos das atividades de culminância do projeto “Na Terra da Magia…”