Pesquisas desenvolvidas pelos estudantes de 5º Ano da Escola Notre Dame Menino Jesus foram expostas à comunidade educativa
Objetos antigos, fotos, documentos e pesquisas bibliográficas puderam ser apreciados pela comunidade educativa da Escola Notre Dame Menino Jesus que visitou a Mostra da Imigração. Realizada no final da manhã de quinta-feira (16), a exposição marcou o encerramento de um projeto de pesquisa interdisciplinar sobre a colonização do Rio Grande do Sul, que envolveu os estudantes de 5º Ano do Ensino Fundamental.
Durante o primeiro semestre letivo, eles realizaram buscas bibliográficas sobre os povos que imigraram para o estado, em quais regiões se estabeleceram e quais vestígios da sua cultura foram incorporados às tradições locais, sob a orientação dos conteúdos estudados nas disciplinas que integram as áreas do conhecimento de Ciências Humanas e Suas Tecnologias e Linguagens e Suas Tecnologias.
Alemães, africanos, espanhóis, italianos, judeus, poloneses e portugueses foram os povos cujas causas e efeitos da migração foram estudados pelos educandos, divididos em grupos. Eles utilizaram ferramentas de pesquisa online para responder às questões norteadoras da investigação, além de terem buscado informações complementares por meio de relatos de seus antepassados e da análise de fotografias de acervo pessoal.
Após a realização das pesquisas, os conjuntos que se dedicaram a aprofundar conhecimentos sobre a mesma etnia, um de cada turma do segmento, ainda puderam socializar os resultados obtidos. Dessa forma, eles ampliaram o seu conhecimento, antes de recepcionar os visitantes da Mostra da Imigração, caracterizados com as roupas típicas dos povos, oferecendo sabores tradicionais e fornecendo informações pertinentes sobre a imigração.