Comemorações aconteceram ao longo da última semana
Os três primeiros dias do mês de julho foram de festa e de homenagens, na Escola Notre Dame Menino Jesus. Isso porque, na quarta-feira (01), a instituição de ensino completou 74 anos e, para comemorar, estudantes, pais, educadores, colaboradores e religiosas ligados ao educandário participaram de atividades festivas.
No dia do aniversário, foi servido um lanche festivo, nos intervalos dos dois turnos letivos, aos colaboradores, educadores e estudantes. Eles também prestigiaram, no final do dia, juntamente com os familiares, o Encontro de Corais Notre Dame, que reuniu, no auditório da instituição de ensino, os corais da Escola e do Colégio Notre Dame, além da Orquestra Notre Dame.
Na quinta-feira (02), os estudantes do Ensino Fundamental I participaram de uma conversa com a ex-aluna da Escola, Ana Claudia de Oliveira. Ela, que também foi educadora da instituição de ensino por 27 anos, fez um resgate histórico e relatou aos educandos como era a instituição há décadas atrás. Além disso, os estudantes do Nível II cozinharam, com o auxílio de um cheff, bolos de caneca, para saborear o tradicional prato das comemorações de aniversário.
Já na sexta-feira (03), os estudantes matriculados no Ensino Fundamental I e II participaram de horas cívicas nas quais refletiram sobre o carisma de Santa Julia Billiart – mãe espiritual da Congregação de Nossa Senhora -, e assistiram a apresentações dos grupos de dança moderna e folclórica da própria instituição de ensino. Nessas ocasiões, eles foram presenteados com, cerca de, 200 novos livros que passaram a integrar o acervo da biblioteca escolar.
No final da tarde, as turmas do 3º Ano do Ensino Fundamental I homenagearam as religiosas da comunidade escolar. Mensagens, poesias e presentes, proferidas, criadas, confeccionados e entregues pelos estudantes. A atividade foi encerrada com um “Chá das 17h” – momento de partilha entre os estudantes e as homenageadas.
A Escola Notre Dame Menino Jesus
A história da Escola Notre Dame Menino Jesus teve início no ano de 1941, quando a Congregação de Nossa Senhora comprou uma casa que se tornou Escola, com o objetivo primeiro de atender às famílias de ferroviários que viviam na Vila Rodrigues. As Irmãs iam, diariamente do Colégio Notre Dame, até a instituição para dedicarem-se não só a educação das crianças, como também a evangelização das suas famílias.
Atualmente, a Escola atende 900 estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II.