Estudantes confeccionaram utensílios que servirão para o transporte de livros
Uma tarde em meio a tintas, pincéis, lápis de cor, figuras de heróis e princesas: assim foi a de quarta-feira (17), para os estudantes do 3º Ano do Ensino Fundamental da Escola Notre Dame Menino Jesus. Isso porque, na ocasião, eles confeccionaram suas “Maletas Literárias”.
Como pode-se deduzir pelo adjetivo que os qualifica, os utensílios vão abrigar os livros que os estudantes levarão para casa, com o intuito de lê-los na companhia dos pais ou responsáveis. Dentro das pequenas malas, além deles, também estará depositado um caderno de registros no qual, depois de cada leitura, os estudantes vão representar – de forma livre – a narrativa, para, posteriormente, compartilhar com os demais colegas.
A criatividade que deve estar presente em cada uma das páginas do caderno, contudo, também foi expressada na customização da maleta, conforme destaca a educadora Fernanda Toldo. “Nossa ideia é fazer com que eles usem sua imaginação e façam da maleta algo pessoal, com seus gostos e cores preferidas, assim, a leitura se tornaria mais prazerosa”, comenta.
As atividades das “Maletas Lietrárias” acontece em consonância com o projeto de leitura da Rede de Educação Notre Dame. Realizado há 3 anos, o “Lendo e Escrevendo na Escola: Uma Atitude Necessária e Sustentável” faz parte do cotidiano letivo das nove instituições de ensino mantidas pela Rede no Rio Grande do Sul, no Rio de Janeiro e em São Paulo, além do Distrito Federal. Ele consiste no contato e na socialização periódicos de obras literárias, adequadas à faixa etária dos participantes: estudantes e seus responsáveis e educadores e colaboradores das escolas.