Trabalho interdisciplinar estimula a produção artística
10 de abril de 2015 Notícias, Portal

Contemplar o conteúdo programático das disciplinas e estimular a criatividade dos estudantes: foi com esse objetivo que as educadoras responsáveis pelas disciplinas de Educação Artística e Ensino Religioso da Escola Notre Dame Menino Jesus desenvolveram, com as turmas de 7º Ano do Ensino Fundamental, um trabalho que uniu a arte gótica ao estudo da Via-sacra.

Notre-Dame (1)Depois de estudar esses conteúdos, os educandos foram estimulados a produzir, em grupos, telas que se assemelham a vitrais das 15 etapas que compreendem o período entre a condenação à morte e a ressurreição de Jesus Cristo . Cada grupo foi responsável pela produção do vitral de uma das estações da Via-sacra, para isso, ao invés de vidro, utilizaram papel celofone colorido.

De acordo com a educadora Aline Mattos, unir as duas disciplinas para realizar o estudo e a produção dos trabalhos gerou bons resultados. “Foi muito proveitoso pois, dessa forma, os estudantes puderam fixar melhor o conteúdo, de forma divertida e colaborativa”, destaca.

A produção artística pode ser prestigiada pela comunidade educativa, pois está exposta nos corredores escolares.

Campanha da Fraternidade também é tema de exposição

Notre-DameAinda na disciplina de Ensino Religioso, os estudantes de 6º, 7º e 8º Anos foram estimulados a fazer releituras do cartaz da Campanha da Fraternidade de 2015, realizada durante a quaresma, sobre “Fraternidade: Igreja e Sociedade”.

A partir do lema dessa edição da campanha anual, “Eu vim para Servir”, as turmas de 6º e 8º Ano produziram pinturas respondendo a pergunta “O que é servir?”. Nelas, eles retrataram situações como a doação de roupas e alimentos, o auxílio a idosos e deficientes visuais para atravessar a rua e outras formas de ajudar ao próximo, no cotidiano. Já, os estudantes de 7º Ano criaram poemas e orações inspiradas na Campanha.

Conforme a educadora Renate Grison, a realização das tarefas estimulou a reflexão. “A partir do questionamento sobre o que podem fazer para servir, elencaram ações e se desafiaram a cumprí-las cotidianamente”, explica.

  • Escola Notre Dame Menino Jesus