Encontro reuniu funcionários da Escola Notre Dame Menino Jesus
Após estudos e aprofundamentos, feitos pelos setores de gestão de recursos humanos, psicologia organizacional e administração das obras educacionais, hospitalares e assistenciais mantidas pela Congregação de Nossa Senhora, dez competências esperadas dos colaboradores Notre Dame foram elencadas, em consonância com as constituições da ordem religiosa e os valores cristãos. Essas Competências do Profissional Notre Dame fazem parte do constante aprimoramento proporcionado pelas instituições aos seus funcionários e gestores, a fim de que a excelência na prestação dos serviços vá além da formação técnica.
Exemplo desse empenho em retomar as dez características, de forma prática, para que elas prossigam sendo atitudes verificadas no cotidiano é a Formação Continuada de Colaboradores. Em encontros periódicos, como o realizado na quinta-feira (23), na Escola Notre Dame Menino Jesus, dinâmicas de grupo e reflexões procuram fazer com que cada uma das competências seja praticada no trabalho e nas relações interpessoais.
Na oportunidade, os funcionários foram acolhidos pela agente de Pastoral Escolar da instituição de ensino, Ir. Maria Diva Scotá, para um momento de reflexão sobre a Campanha da Fraternidade. Em sua explanação, a religiosa retomou a história da Campanha, que teve sua primeira edição em 1961 e consolidou-se como uma manifestação de evangelização que busca integrar, cada vez mais, a Igreja e a sociedade.
Depois de cantarem o hino e rezarem a oração da Campanha desse ano, que teve como tema “Eu vim para servir”, os colaboradores participaram de uma dinâmica, na qual, divididos em duplas, exercitaram a confiança no outro. Isso porque um integrante de cada dupla foi vendado, e o outro agiu como seu guia em uma pequena caminhada, ajudando o companheiro a enfrentar, da melhor forma possível, os percalços do caminho.
A dinâmica, de acordo com a Psicóloga Organizacional da instituição de ensino, Valdirene Triches, objetivava que os participantes pudessem fazer o bem, guiando os companheiros que estavam vendados, e receber o bem, quando estivessem na mesma situação, abordando, assim, a Benevolência, uma das competências esperadas dos colaboradores Notre Dame. Em seguinda, em pequenos grupos, os funcionários refletiram sobre como podem fazer o bem em seus ambientes de trabalho e de convívio.