Tecnologia auxilia no processo de compreensão do espaço e da intervenção social
24 de março de 2015 Notícias

Diversão aliada ao aprendizado: assim foi a atividade prática desenvolvida na quarta-feira (18), pelos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Notre Dame Menino Jesus. Durante a aula de Geografia, os educandos foram desafiados a fotografar, utilizando tablets, a quadra da escola e identificar quais elementos a compõem, como placas, prédios comerciais, Igreja, residências, etc.

DSC_0139 (Copy)Conforme a educadora Aline Silva, a atividade teve o objetivo de trabalhar com os estudantes questões ligadas à localização e à estrutura de bairros e ruas. “A partir dessas experiências, as crianças começam a fazer sua própria leitura de mundo, a ler o espaço e a compreender que as paisagens são resultado da vida em sociedade, dos homens na busca da sua sobrevivência e da satisfação das suas necessidades”, explica.

Para a educadora, a utilizição do tablets contribuiu para que o exercício fosse mais atrativo. “Utilizamos tecnologias interativas para tornar a atividade mais agradável aos estudantes, pois, assim, eles fixam melhor o conteúdo e sentem prazer em aprender”, destaca.

DSC_0150 (Copy)A utilização de novas tecnologias para o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem faz parte do projeto Notre Dame Digital, adotado por todas as instituições de ensino da Rede de Educação Notre Dame, com o objetivo de formar e capacitar coordenadores e educadores, dos diferentes níveis de ensino da Rede, para a proposição, o desenvolvimento, o acompanhamento e a avaliação de propostas educacionais contemporâneas, fundamentadas nas mais recentes teorias de aprendizagem, num contexto de hibridismo e multimodalidade.

  • Escola Notre Dame Menino Jesus