Com o início do ano letivo para os estudantes matriculados na Educação Infantil, começa, também, o período de adaptação escolar. Nas instituições de ensino mantidas pela Rede de Educação Notre Dame, a quinta-feira (19) marcou o primeiro contato formal dos educandos com os colegas e as educadoras que os acompanharão por esse ano de descobertas e brincadeiras.
Os responsáveis, que permaneceram pelos corredores escolares, a fim de assegurar que os pequenos estudantes se sentissem seguros e protegidos nesse dia, participaram de reuniões preparatórias para a fase de adaptação, ainda na quarta-feira (18). Afinal, de acordo com a coordenadora pedagógica da Educação Infantil do Colégio Notre Dame, Márcia Scortegagna, esse período é necessário para que se criem novos vínculos afetivos e de confiança, seja do estudante com a sua educadora, professoras auxiliares e colegas, ou da família com a instituição de ensino e sua equipe pedagógica.
Para colaborar com esse processo, tanto no Colégio, quanto na Escola Notre Dame Menino Jesus, a primeira quinzena letiva será de horários e atividades diferenciadas. O período de permanência na instituição de ensino, durante esses dias, é variável, de acordo com a faixa etária do estudante, e progressivo. Assim, a cada dia ele permaneça um tempo maior na companhia dos colegas e educadores até atingir as quatro horas e meia de duração do turno vespertino. Além disso, as atividades priorizam a recreação e as brincadeiras, mas sempre de forma calma, salienta a coordenadora. “A mudança na rotina da criança gera, por si só, euforia e ansiedade, por isso, as atividades são mais tranquilas e objetivam a integração entre os estudantes e as educadoras, assim como conhecer a instituição de ensino e sua equipe, através de passeios”, ressalta.
A confiança na instituição de ensino e na sua equipe pedagógica também precisa ser transmitida aos estudantes pelos familiares e responsáveis, por isso, é preciso que, primeiramente, eles a sintam. Este elo de é conquistado pouco a pouco, desde o processo de reserva de vaga para novos estudantes, nos quais a família é recebida pela equipe de coordenação e interage com os espaços escolares, passando pela reunião de pais, além do contato diário com as educadoras titulares que lhes apresentam pareceres diários sobre as reações da criança.
As instituições de ensino, ainda oferecem suporte de psicopedagoga aos responsáveis e aos estudantes.
Confira aqui a galeria de fotos da volta às aulas da Educação Infantil: