Solidariedade que aquece
13 de maio de 2016 Notícias, Pastoral, Portal, Portal Pastoral
DSC_4157

Os cobertores confeccionados a partir das doações de meias, feita por toda a comunidade passo-fundense, foram entregues a recicladores ligados ao Projeto TransformAção

Ainda que o vento frio já sopre, fazendo-nos vestir uma armadura de blusões, casacos, mantas, luvas e gorros para enfrentá-lo, o inverno inicia, oficialmente, somente em junho. A partir do dia 21 daquele mês, a tendência é de que, no próximo trimestre, a proteção oferecida por camadas e mais camadas de roupas seja buscada com maior frequência. Além dela, a de aquecedores, lareiras e cobertores também deve ser procurada para que, enfim, possamos amenizar o incômodo causado pelos poucos graus medidos pelos termômetros. Porém, há quem, diferentemente de nós, não dispõe de todas essas opções para aquecer-se e, encolhido, passa pelos dias de frio intenso.

Foi com o intuito de interferir nessa realidade que, em 2015, a Rede de Educação Notre Dame se uniu à Puket e disponibilizou, nas instituições de ensino mantidas em Passo Fundo, pontos de coleta para a campanha “Meias do Bem”. Criado em 2013, o projeto desenvolvido pela indústria têxtil, une solidariedade e sustentabilidade, ao reciclar meias usadas, rasgadas, manchadas, esgarçadas ou sem pares para confeccionar cobertores.

Somente no Colégio Notre Dame e na Escola Notre Dame Menino Jesus, onde, além de pontos de arrecadação, grupos de voluntariado jovem e de pastoral escolar sensibilizaram a comunidade educativa para que doasse aquelas peças que já não podem ser calçadas, pelo menos 4200 meias foram arrecadadas.Meias do Bem - Entrega de Cobertores (9) Elas foram entregues na loja da marca, localizada no terceiro andar do Bella Città Shopping, e, de lá, seguiram para a fábrica paulista para que passassem pelo processo de reciclagem no qual 40 pares se transformam em um cobertor.

Meias do Bem - Entrega de Cobertores (20)As cobertas confeccionadas a partir das doações de toda a comunidade passo-fundense, desde terça-feira (10), já se encontram acondicionadas nos lares daqueles que vão aquecer, durante as noites de baixas temperaturas. Cada um dos recicladores cooperados que atuam no aterro sanitário municipal receberam, naquela manhã, dois cobertores.

Meias do Bem - Entrega de Cobertores (21)Além da Recibela, outras duas organizações assessoradas jurídica, administrativa e contabilmente pelo Projeto TransformAção – uma iniciativa da Cáritas Arquidiocesana com outras instituições católicas, a ASAFA, a AMA, a Congregação dos Missionários Redentoristas e a Congregação de Nossa Senhora, criada com o intuito de atuar na questão ambiental e social, gerando emprego e renda, por meio da reciclagem de resíduos – também foram beneficiados. Os trabalhadores da COAMA e da Cootraempo também foram visitados por estudantes e agentes de Pastoral das escolas Notre Dame, colaboradores da mantenedora da Rede de Educação, assistentes sociais e psicólogos da Entidade Social Notre Dame, além dos franqueados à Puket. Meias do Bem - Entrega de Cobertores (19)Nas manhãs de quarta (11) e de sexta-feira (13), eles também receberam parte da primeira centena de cobertas já produzidas a partir das doações arrecadadas, em Passo Fundo, no inverno passado. A campanha, contudo, não está encerrada. Tanto as instituições de ensino Notre Dame quanto a loja seguem engajadas no “Meias do Bem”.

Acesse a galeria:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>