Semana Pedagógica Notre Dame antecede início do ano letivo
12 de fevereiro de 2019 Notícias
Destaque site

Educadores participam de encontros de formação continuada, que abordam temas como sustentabilidade, tecnologia e cuidados com a saúde

As salas de aula ainda não foram tomadas de rostos e vozes ansiosos pelo reencontro após o período de férias. O silêncio ainda é a melodia que ressoa pelos corredores. Mas essas condições vão permanecer por pouco tempo. Afinal, nesta semana, as escolas mantidas em Passo Fundo pela Rede de Educação Notre Dame darão início a um novo ano letivo.

Porém, enquanto os educandos não retomam as atividades, os educadores participam da Semana Pedagógica – uma programação, iniciada na quinta-feira (07), que lhes possibilita compartilhar vivências e construir conhecimentos, além de delinear ações e projetos pedagógicos.

Encontro sustentabilidade (Copy)Na data que marcou a retomada das suas atividades profissionais, os docentes do Colégio Notre Dame, por exemplo, conheceram o projeto pedagógico que, em 2019, conduzirá os educandos pela construção de saberes diversos, culminando em exposições na Feira do Conhecimento Notre Dame. Atendendo, especificamente, a um dos princípios da Rede de Educação Notre Dame, o cuidado com a vida do planeta, do outro e de si será estimulado, a partir da obra Planeta Terra: um tesouro em nossas mãos, escrita por Clarice Castro. Por isso, a autora reuniu-se com os educadores, destacando a importância de abordar a sustentabilidade em sala de aula e de repensar os cuidados com o meio ambiente.

ND Menino Jesus (Copy)No mesmo dia, os docentes da Escola Notre Dame Menino Jesus participaram de uma descontraída dinâmica, por meio da qual analisaram as emoções despertadas por sua profissão. Além disso, aprofundaram e construíram saberes a respeito da inclusão no ambiente educacional.

ND Santa Isabel (Copy)Ainda durante a abertura da Semana Pedagógica, o corpo docente da Escola de Educação Infantil Notre Dame Santa Isabel participou de momento de reflexão, motivado pela Campanha da Fraternidade, acerca de como a sua atuação profissional é capaz de fomentar a cidadania. Afinal, a partir do tema “Fraternidade e Políticas Públicas”, a mobilização busca estimular a participação social no campo político, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja, com olhos no bem comum. Os educadores ainda se debruçaram sobre o plano de ensino da Educação Infantil – já elaborado segundo as normativas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Na manhã de sexta-feira (08), os docentes das três instituições de ensino uniram-se aos do Colégio Notre Dame Aparecida, localizado em Carazinho, para, em clima de confraternização e alegria, vivenciar momentos de aprendizado, socialização e, como enfatiza o vice-diretor do Colégio Notre Dame, Vanderlan Lima, consolidação do sentimento de Rede. “Somos a Rede de Educação Notre Dame e precisamos fortalecer isso, permitindo o diálogo entre os profissionais de diferentes escolas, trocando ideias, partilhando projetos e sonhos”, afirma.

Palestra 01 (Copy)Durante a programação, os mais de 400 participantes assistiram à palestra “A importância de cuidar de quem cuida”, durante a qual a médica clínica e nefrologista, Fabiana Piovesan, enfatizou os benefícios da adoção de um estilo de vida saudável e orientou os presentes sobre como prevenir doenças – assuntos que, segundo a diretora da Escola Notre Dame Menino Jesus, Rosane Werworn, refletem a compreensão de que é preciso estar bem para acolher bem os estudantes.

Palestra 02 (Copy)Além disso, eles foram convidados a compreender a dinâmica do mundo atual, percebendo a tecnologia como uma importante ferramenta para a pesquisa e para a retomada da criatividade dos estudantes durante a palestra “Os desafios e oportunidades de um mundo digital e conectado para a educação”, ministrada pelo Doutor em Informática na Educação, Adriano Canabarro Teixeira. Para isso, o palestrante fez uso da interatividade, disponibilizando conteúdos multimídias através de hyperlinks e QR-Codes, e desafiou-os a repensar as novas relações que a tecnologia estabelece com o saber.

Capacitação TAW (Copy)Na sequência da Semana Pedagógica, que se estendeu até terça-feira (12), os docentes do Colégio Notre Dame participaram de reuniões de planejamento, segmentados por nível de ensino e área do conhecimento, além de capacitação para o uso da TAW Board: uma lousa digital que possibilita a interação com projeções e a reprodução de materiais em diferentes mídias. A plataforma permite que as aulas registradas na lousa sejam armazenadas em arquivos no formato PDF, o que facilita a revisão de conteúdos e otimiza o processo de aprendizagem.

Durante palestra ministrada pela Especialista Pedagógica da Editora SM, Daniela Pedra Mattos, os educadores da Escola Notre Dame Menino Jesus, por sua vez, aprofundaram sua compreensão acerca das competências e habilidades que, elencadas na Base Nacional Comum Curricular, devem ser desenvolvidas nos diferentes níveis de ensino.

Escola de Educação Infantil Notre Dame Santa Isabel - Reflexão inspirada pela Campanha da Fraternidade 2 (Copy)O corpo docente da Escola de Educação Infantil Notre Dame Santa Isabel, por fim, delineou a realização de ações pedagógicas alusivas aos diferentes projetos idealizados para contextualizar, durante este ano letivo, a construção de saberes.

Volta às Aulas
Entre quarta (13) e quinta-feira (14), de acordo com o segmento e a instituição de ensino em que estão matriculados, os educandos Notre Dame darão seus primeiros passos por uma nova trajetória de aprendizagens.

No Colégio Notre Dame, os estudantes matriculados a partir do 4º ano do Ensino Fundamental serão os primeiros a retomar a rotina escolar. Também na quarta-feira (13), os responsáveis pelos demais educandos vão participar de reuniões com as coordenações e os docentes, que vão conduzi-los pelas descobertas. Afinal, para as crianças que vão compor as turmas dos diferentes segmentos da Educação Infantil, do 1º, do 2º e do 3º ano do Ensino Fundamental, o ano letivo terá início na quinta-feira (14).

Já na Escola Notre Dame Menino Jesus, serão os educandos matriculados a partir do 2º ano do Ensino Fundamental que retornarão às atividades escolares na quarta-feira (13) – mesma data em que os responsáveis pelas crianças matriculadas no 1º ano do Ensino Fundamental e em toda a Educação Infantil participarão de reunião com as educadoras responsáveis pelas turmas. A partir do dia seguinte, então, todo o corpo discente estará frequentando as aulas.

Para as crianças matriculadas na Escola de Educação Infantil Notre Dame Santa Isabel, finalmente, as aulas terão início na quarta-feira (13).

Confira as orientações da Escola Notre Dame Menino Jesus para este início de ano letivo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>