Semana Pedagógica motiva educadores para o início do ano letivo
11 de fevereiro de 2020 Notícias
capa

Em preparação para o ano letivo – que inicia em 12 de fevereiro -, os educadores da Escola Notre Dame Menino Jesus participaram, entre os dias 6 e 11 de fevereiro, da Semana Pedagógica.  Os encontros de formação continuada abordaram temas, como Campanha da Fraternidade, ciência e inovação, e, ainda, os conceitos que serão trabalhados em sala de aula no decorrer do ano.

Na data que marcou a retomada das suas atividades profissionais, por exemplo, os docentes foram acolhidos pela diretora escolar, Rosane Werworn, e pelas coordenadoras pedagógicas e educacionais no Auditório da instituição de ensino. IMG_3389 (Copy)Em seguida, conduzidos pelo arcebispo Dom Rodolfo Luís Weber, os docentes puderam refletir acerca do tema que norteia a Campanha da Fraternidade de 2020 –  “Fraternidade e vida: dom e compromisso”.

Dom Rodolfo aliou o lema – “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” –  à realidade escolar, inspirando os educadores a fazerem uma análise sobre as atitudes de compaixão na rotina vivenciada dentro da instituição de ensino. “Nós precisamos conscientizar à luz da palavra de Deus, para o sentido da vida com dom e compromisso.  Para isso, é necessário aprender a olhar para o próximo, ter compaixão, romper a indiferença e agir com cuidado”, revelou.

84089931_851911291913178_6324616188361965568_o (Copy)Na sexta-feira (07), por sua vez, os docentes do Colégio Notre Dame, da Escola Notre Dame Menino Jesus, da Escola Notre Dame Santa Isabel e do Colégio Notre Dame Aparecida refletiram acerca da Educação do Futuro. Afinal, esta foi a temática norteadora da palestra ministrada por Ivan Dourado, que abordou a geração digital e a reinvenção do professor. Durante ela, o convidado desafiou os educadores a pensarem sobre o papel da Ciência na formação pedagógica e também a compreenderem os processos de mudança no campo educativo.

Ainda entre as atividades, os docentes participaram de descontraídas dinâmicas, por meio das quais analisaram as emoções despertadas por sua profissão, bem como os conceitos que serão o foco dos estudos ao longo do ano. IMG_3566 (Copy)Os últimos dias também foram reservados para a preparação das salas de aula e a criação de um ambiente acolhedor para a chegada dos educandos.

Prestigiando a formação e recebendo as boas-vindas da equipe, a Superiora Provincial, Irmã Dirce Slaviero, manifestou seu desejo de que este seja mais um ano em que se promova a educação com bondade e firmeza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>