Responsáveis compreendem a importância das brincadeiras para o desenvolvimento infantil
3 de maio de 2019 Notícias, Portal
IMG_1665

IMG_1658 (Copy)Em clima de descontração, teve início, na última terça-feira (30), mais um encontro do Projeto de Formação de Pais.

Voltado aos responsáveis pelas crianças matriculadas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I, ele foi norteado pela temática “a importância do brincar na infância”. Por isso, orientados pela psicopedagoga escolar, Eleandra Alievi da Rosa, e pelas coordenadoras Pedagógica e Educacional da Educação Infantil, Caroline Corrêa e Heloisa Simoni, os convidados, inicialmente, participaram de brincadeiras. Dessa maneira, puderam compreender os sentimentos e as descobertas que o ato de brincar proporciona.

IMG_1681 (Copy)Na sequência, foram apresentados às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) acerca dos Direitos de Aprendizagem, que incluem o brincar, enfatizando todos os benefícios que o permeiam. Afinal, além de ser uma forma de explorar o mundo, é um IMG_1687 (Copy)método de aprendizado das normas que norteiam o convívio social, oportunizando, também, a habilidade em solucionar, criativamente, questões diversas. Para tanto, esclareceu Caroline, há dois tipos de brincadeiras: as livres e as dirigidas. “O brincar livre é aquele em que a criança fará os seus próprios experimentos, sem intervenção de um adulto. Já, no brincar dirigido, ela recebe a orientação para a sua execução”, descreve, enaltecendo que ambas são fundamentais para o desenvolvimento infantil. Por isso, prossegue, é importante escolher a forma ideal para cada momento, assim como saber avaliar que objeto será utilizado como brinquedo. “Existem os brinquedos estruturados, como o carrinho, a boneca e a bola, e os não estruturados, como o pote, a panela, a caixa, a colher… utensílios que fazem parte da casa e que se tornam os mais importantes, pois favorecem o uso da imaginação”, conclui a coordenadora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>