Congregação de Nossa Senhora - Notre Dame

Rede Notre Dame de Educação

Rede de Educação Notre Dame

Notre Dame Menino Jesus

“O Aniversário do Sr. Alfabeto” para comemorar a introdução à alfabetização

Presenteando o Sr. Alfabeto, em sua festa, estudantes de 1º Ano identificaram as letras

Numa festa de aniversário não podem faltar muita alegria, guloseimas e presentes, mas a que foi realizada na Escola Notre Dame Menino Jesus teve também conhecimento. Ao invés de comemorar a data de nascimento de algum dos estudantes matriculados no 1º Ano do Ensino Fundamental I, a celebração teve, como personagem principal, aquele que será o seu objeto de estudo: o alfabeto. A atividade, que introduz à alfabetização, foi inspirada pela obra de Amir Piedade, intitulada “Aniversário do Sr. Alfabeto”.

Após a leitura do livro – realizada em sala de aula -, no qual cada letra presenteou o aniversariante com um desejo ou objeto, cada estudante foi convidado para transpor a narrativa para a realidade, participando da sua festa. Cada convidado confeccionou o presente que daria ao aniversariante. Foram desenhos e colagens, que representavam palavras iniciadas com uma das 26 letras que constituem o alfabeto – cada uma delas sorteada pelas educadoras – que alegraram e surpreenderam o homenageado.

Porém, nesta festa, não foi apenas o aniversariante que recebeu presentes. Cada um dos estudantes, também, recebeu apostilas elaboradas pelas educadoras para dar início ao processo de alfabetização. Elas são compostas por textos diversos, cantigas, brincadeiras e imagens que os acompanharão ao longo deste processo. De acordo com a educadora Ana Lúcia Vieira, a apostila será ferramenta de suporte ao ensino, que é desenvolvido a partir do parâmetro macro (textos) ao micro (estudo de formação silábica e letras).