Congregação de Nossa Senhora - Notre Dame

Rede Notre Dame de Educação

Rede de Educação Notre Dame

Notre Dame Menino Jesus

Construção do conhecimento histórico


A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO

CARTA PARA O FUTURO


 

Afinal, para que serve estudar História? Se vivemos o presente, para que precisamos estudar o passado? Existe alguma relação entre passado e presente? Qual a função social dos museus? Para quê, e para quem guardamos os antigos objetos?

Para responder a essas e outras perguntas, os estudantes dos 5º anos fizeram uma investigação sobre o passado de nossa Escola. “Como eram as escolas e as salas de aula antigamente?”

Esta atividade teve como propósito estimular os estudantes a compreenderem o processo de construção do conhecimento histórico. Quem são os agentes envolvidos neste processo? Quais são e para que servem as fontes históricas? Quais eventos e/ou fenômenos podem ser dignos e ressaltados como fatos históricos?

Segundo historiadores, como L. Febvre e Jacques Le Goff, não existem critérios para selecionar ou definir o que é ou não digno/plausível de ser preservado e ressaltado como fato histórico e, se partirmos do pressuposto que todos nós somos sujeitos históricos, então, somos todos responsáveis pela construção do processo histórico.

A disciplina de História tem como finalidade provocar a curiosidade dos estudantes sobre o passado, promovendo um pensar crítico e reflexivo sobre nosso presente. Conhecendo o passado, podemos encontrar pistas que podem esclarecer questões de nosso presente.

Sendo assim, utilizando diferentes fontes históricas (livros, memórias e fotografias), procuramos analisar como eram as salas de aulas, o uniforme dos estudantes e os prédios da Escola Menino Jesus Notre Dame em tempos passados.

Neste momento, os estudantes desenvolveram na prática a função do historiador, analisaram os documentos e retiraram deles informações necessárias para estabelecer relação entre tempo passado e tempo presente.

Para percebermos mais claramente as diferenças, buscamos fazer, através das fotografias, um comparativo entre o ontem e o hoje, ou passado e presente. Foi muito legal!!!

 

         
 

 

 

 

 
         

         
 

 

 

 

 
         

         
 

 

 

 

 
         
         
 

 

 

 

 
         
         
 

 

 

 

 
         
         
 

 

 

 

 
         

 

Para concluirmos a atividade, os estudantes elaboraram um REGISTRO HISTÓRICO, contando como percebem as aulas e a Escola Menino Jesus Notre Dame no ano de 2010.

 

Acompanhe um dos registros:

 

REGISTRO HISTÓRICO

 

Meu nome é Eduarda e vou descrever um dia de aula.

Quando saio de casa, vejo muitos carros com pessoas indo para o trabalho. No caminho, passo por diferentes casas. Chego na frente da escola e saio do carro. Quando os professores vêm nos recolher, pego a mochila e em fila vamos em silêncio para a sala de aula.

Assim que chegamos à sala de aula, nos sentamos na classe e a prô faz a chamada, depois fizemos a oração e organizamos o material, a prô começa com a data e depois as atividadesQuando está acabando a matéria, ela escreve o tema. Quando diz tchau, bom recreio, saímos apressados da sala, sem correr e vamos até o pátio.

O recreio tem a duração de 20 minutos e acontece no pátio, onde lanchamos e brincamos. Alguns alunos trazem o lanche de casa; outros compram na cantina. Quando o recreio acaba, subimos até a sala e começamos outra aula, de outra matéria, e acontece a mesma coisa: começamos com a data e depois as atividadesQuando acaba a aula, esperamos os pais no pátio ou próximos ao portão da saída. Quando minha mãe chega, vou até o carro e vou para casa. Fim.

Eduarda Bacega -5º B

 

 

Parabéns garotada!!!

Prof. Roberto Sander – História

Ano A-B-C