Estudantes Notre Dame refletem sobre a superação da violência
15 de fevereiro de 2018 Notícias
DSCN9847

DSCN9813Nos abraços entusiasmados, nos sorrisos fartos e nas narrativas empolgadas ou na caminhada amparada pelos familiares e no olhar curioso, desenhou-se, na quarta-feira (14), o início de um novo ano letivo, para as crianças e os adolescentes matriculados do 3º Ano do Ensino Fundamental à 2ª Série do Ensino Médio do Colégio Notre Dame e do 2º ao 9º Ano do Ensino Fundamental da Escola Notre Dame Menino Jesus.

No Colégio, acolhidos, calorosamente, por colaboradores, docentes e gestores da instituição de ensino, os estudantes foram convidados a, durante 2018, celebrar os 95 anos da presença das Irmãs de Notre Dame no Brasil, com ênfase na sua obra educacional – que, iniciada em 1923, tem como o educandário mais antigo em funcionamento, justamente, a instituição de ensino onde eles, cotidianamente, constroem saberes.

Além disso, os educandos que frequentam as aulas pela manhã foram desafiados a pensar estratégias capazes de fomentar uma cultura de paz – reflexão motivada pela Campanha da Fraternidade de 2018.

A partir do tema “Fraternidade e Superação da Violência”, esta edição da mobilização – realizada, anualmente, pela Igreja Católica no Brasil – pretende alertar a sociedade a respeito da violência que, segundo o secretário Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Leonardo Steiner, está na rua, dentro de casa e na intolerância. Por isso, reunidos em suas turmas, os estudantes debateram e sugeriram posturas que concretizam o lema da Campanha: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8). Elas foram escritas em folhas recortadas no formato de mãos – numa alusão à responsabilidade individual em adotá-las e promovê-las – que, posteriormente, seriam coladas em um cartaz, para partilha das sugestões com os demais estudantes do respectivo nível de ensino.  

DSCN9839A Campanha da Fraternidade também contextualizou a reflexão proposta aos educandos da Escola Notre Dame Menino Jesus, que, após terem assistido, pela manhã, a show acústico – protagonizado pelos docentes de Música da instituição de ensino – e executado, à tarde, coreografias de Zumba, participaram de momento de espiritualidade.

Conduzido pela agente de Pastoral Escolar, Ir. Ivete Costella, ele atrelou o tema da mobilização cristã católica ao da Campanha Institucional “#EuSouNotreDame #EuTransformo #EuCuido #EuAmo”. Por isso, os estudantes foram instigados a responder ao questionamento “Começa por nossa turma transformando a escola em um ambiente melhor… De que maneira?”.

Responsáveis pelos demais educandos participam de reuniões informativas:

Antecedendo o início do ano letivo para as crianças matriculadas na Educação Infantil, no 1º e no 2º Ano do Ensino Fundamental, que ocorre na quinta-feira (15), o Colégio Notre Dame convidou os seus responsáveis para participar de reuniões informativas.

DSCN9818Nos encontros com as coordenações e os docentes, realizados na tarde de quarta (14), eles foram orientados sobre o período de adaptação e sobre o cotidiano escolar, além de ter a oportunidade de criar e estreitar vínculos com a equipe pedagógica.

Nessa mesma tarde, a Escola Notre Dame Menino Jesus também promoveu reuniões, a fim de instruir os familiares das crianças que, nesta quinta (15), passam a frequentar as aulas. Eles, junto das matriculadas na Educação Infantil e no 1º Ano do Ensino Fundamental, conheceram as diretrizes para o ano letivo de 2018, além de ter participado dinâmicas de adaptação de educandos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>