Espaço Sensitivo visa estimular o cuidado com a natureza
28 de maio de 2019 Notícias, Portal
IMG_5711

IMG_5697 (Copy)Areia, folhas secas, galhos, pedras, terra… esses são alguns dos elementos naturais com que as crianças matriculadas na Educação Infantil estão tendo contato, ao longo desta semana. Afinal, temporariamente, os ambientes pedagógicos da Escola Notre Dame Menino Jesus foram acrescidos de um: o Espaço Sensitivo.

IMG_5672 (Copy)Instalado em sala de aula, ele conta com iluminação especial e trilha sonora que remete ao canto dos pássaros e ao curso d’água – elementos que ambientam o percurso sensorial, composto por caixas onde diferentes itens são armazenados, a fim de que os educandos possam experimentar suas texturas, enquanto conectam-se com a natureza. “É mágico ver a curiosidade que as crianças sentem ao entrar ali”, relata a educadora Ionete Lorini, enfatizando que, como não estão acostumadas a explorar o tato com os pés, algumas estranham e, até, ficam receosas, mas, ao caminhar, encantam-se com a experiência.

Dessa maneira, a atividade – idealizada a partir do projeto pedagógico desenvolvido no Nível II, intitulado “Planeta Terra Azul e Lindo” – oportuniza que os educandos compreendam quão grandiosa e diversa é a natureza, com o intuito de que se sintam motivados a cuidar do meio ambiente. Afinal, como explica a educadora Geise de Brito da Silva, estão percebendo que estar em contato com ela pode gerar sensações de bem-estar. “Embora eles brinquem na natureza, sempre estão usando calçados, então, acabam não sentindo a textura dos elementos. Com a trilha sensorial eles estão podendo conhecer o toque de cada um deles e estão sentindo como isso acalma”, conclui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>