Escola Notre Dame Menino Jesus comemora 75 anos
5 de julho de 2016 Notícias, Pastoral, Portal, Portal Pastoral
DSC_1019

Comemorações iniciaram na sexta-feira (01) e se estendem até o sábado (09)

Os primeiros dias do mês de julho serão de festa, na Escola Notre Dame Menino Jesus. Isso porque, na sexta-feira (01), a instituição de ensino completou 75 anos e, para comemorar, estudantes e seus responsáveis, educadores, colaboradores e religiosas ligados ao educandário participarão de diversas atividades.

No dia do Notre-Dame (27)aniversário, por exemplo, a comunidade educativa reuniu-se na Paróquia Santa Teresinha onde, a partir das 18h, foi celebrada Missa em Ação de Graças. A celebração eucarística, presidida por Padre Maicon Rossetto, contou com a participação do Coral Notre Dame Menino Jesus e de estudantes matriculados na atividade extracurricular de Dança Moderna, em momentos da liturgia, como a procissão de entrada e a aclamação do Evangelho.

Durante a homilia, o celebrante ressaltou como a educação, fundamentada em princípios e valores sólidos, é um fator de esperança e de mudança de paradigmas e perspectivas para crianças e jovens. Por isso, ele parabenizou a Escola Notre Dame Menino Jesus por se manter fiel à finalidade de educar com bondade e firmeza e de proclamar a bondade de Deus e Seu amor providente, seguindo, diariamente, os preceitos da mãe espiritual da Congregação das Irmãs de Notre Dame, Santa Júlia Notre-Dame (113)Billiart.

Representando a Congregação, a Vice-superiora da Província da Santa Cruz, Ir. Lourdes Urban, em nome da Superiora, Ir. Aracy Ludwig – que está em visita canônica a obras mantidas pela instituição religiosa, destacou o compromisso da Escola em primar pela excelência pedagógica e em oferecer aos estudantes ambientes adequados para o seu desenvolvimento cognitivo, humano e social. Ela também salientou a coragem das missionárias alemãs, que deixaram a Europa, na década de 1920, e iniciaram a trajetória educacional Notre Dame no Brasil.

Notre-Dame (142)Inauguração de Espaço Sagrado

Na segunda-feira (04), também como parte da programação comemorativa ao Jubileu de Brilhante, a Escola Notre Dame Menino Jesus inaugurou um novo espaço sagrado. Localizado no pátio da instituição de ensino, o capitel, planejado pelo arquiteto Nino Machado, abriga uma imagem de Nossa Senhora carregando o Menino Jesus nos braços. Ele será um local de oração, agradecimentos e pedidos de bênção, por parte da comunidade educativa, destaca a agente de Pastoral Escolar, Ir. Ivete Costella.

A Escola Notre Dame Menino Jesus

A história da Escola Notre Dame Menino Jesus teve início no ano de 1941, quando a Congregação, com o objetivo de atender Notre-Dame (191)às famílias de ferroviários que viviam na Vila Rodrigues, fundou ali uma Escola Primária. As primeiras docentes desse educandário eram as religiosas que viviam no Colégio Notre Dame, fundado 18 anos antes. Além da educação das crianças, as Irmãs dedicavam-se à evangelização dos adultos.

Atualmente, 10mil metros quadrados estão à disposição de mais de mil estudantes matriculados da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II, que recebem, na Escola Notre Dame Menino Jesus, educação voltada para um mundo em constante transformação e desenvolvimento tecnológico, além de terem suas habilidades e seus talentos artísticos, esportivos, culturais e sociais estimulados, em atividades extracurriculares orientadas e realizadas em ambientes adequados.

Acesse a galeria e confira os principais momentos da celebração eucarística e da inauguração do Espaço Sagrado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>