Em evento que antecede a realização da 8º Jornadinha Nacional de Literatura, estudantes apresentam coreografia inspirada em livro
10 de agosto de 2017 Notícias, Portal
destacada

Uma manhã para adentrar no universo da Literatura e integrar-se com estudantes de outras escolas: assim foi a de sábado (05), para um grupo de educandos matriculados no 6º Ano do Ensino Fundamental da Escola Notre Dame Menino Jesus. Isso porque, na ocasião, eles participaram da primeira Estação da Leitura.

A programação que antecede a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura reuniu, no Campo Fredolino Chimango, crianças e adolescentes matriculados em diferentes instituições de ensino públicas e privadas do município.Eles protagonizaram apresentações artísticas, expuseram trabalhos e participaram de oficinas relacionadas às obras cuja leitura prévia é indicada pela comissão organizadora do evento.

Fotos: Agecom/UPF
Fotos: Agecom/UPF

Os educandos da Escola Notre Dame Menino Jesus, por exemplo, apresentaram uma coreografia inspirada em “Os monstros do Cinema” – livro escrito por Augusto Massi e Daniel Kondo e que faz referência aos principais personagens que, ao serem exibidos nas telas, causaram arrepios nos espectadores.

Por isso, fantasiaram-se de Conde Drácula, Múmia, Frankeinstein e Vampira e dançaram a música “I Will Survive“, de Gloria Gaynor.

Estação da Leitura - Escola Notre Dame Menino Jesus (2)Conforme a educadora responsável pela disciplina de Língua Portuguesa, Vanessa França, a apresentação na Estação representou a culminância das atividades que vêm sendo desenvolvidas, em preparação para a Jornadinha. “Durante os meses de junho e julho, os estudantes foram instigados a ler as obras dos autores que estarão presentes no evento e a desenvolver as atividades propostas pela comissão organizadora, como a confecção de cartazes e a realização de entrevistas, além de trabalhos relacionados à fotografia, à dança, à pintura…”, explica.

Ainda durante o evento preparatório, os educandos puderam assistir a shows de Hip Hop, de violão e de coral, além de prestigiar sarau de música e poesia e roda de capoeira e exercitar passos de Street Dance e movimentos do Xadrez.Estação da Leitura - Escola Notre Dame Menino Jesus (4)

Outras quatro edições da Estação da Leitura serão realizadas, até o início de setembro, em diferentes bairros do município.

Sobre as Jornadas Literárias

As Jornadas Literárias são realizadas há 36 anos, em uma promoção conjunta da Universidade de Passo Fundo e da Prefeitura Municipal de Passo Fundo. Consideradas como as maiores movimentações literárias da América Latina, elas contribuem com a ampliação do cenário de leitura.Estação da Leitura - Escola Notre Dame Menino Jesus (3)

Em sua 16ª edição, o evento reunirá leitores, escritores, artistas, pesquisadores e intelectuais, com o objetivo de formar leitores multimidiais, emancipados e críticos, além de propor a “jornalização” da cidade.

Realizada concomitantemente à 16ª Jornada, de 02 a 06 de outubro, a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura promoverá o encontro de 20 mil estudantes do 1º ao 9º Ano do Ensino Fundamental com os escritores Daniel Kondo, Lúcia Hiratsuka e Jean-Claude Alphen, além de nomes como Edson Gabriel Garcia, Heloísa Prieto e o angolano Ondjaki.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>