Com resgate às tradições, educandos celebram a Semana Farroupilha
25 de setembro de 2018 Notícias
Destaque-Portal-2

Substituindo o tradicional uniforme azul pela indumentária gaúcha, os educandos da Escola Notre Dame Menino Jesus celebraram a Semana Farroupilha.

DSC_2687Entre os dias 17 e 21 de setembro, eles assistiram a aulas temáticas, participaram de Horas Cívicas e prestigiaram apresentações artísticas, em memória à Revolução Farroupilha – movimento, iniciado em 1831, motivado pelo aumento da taxa de impostos aos insumos básicos, como o charque e a erva-mate.

Durante as comemorações alusivas ao Dia do Gaúcho – comemorado na data de início da Revolução, 20 de setembro -, as crianças matriculadas na Educação Infantil fortaleceram os valores simbólicos da tradição gauchesca, participando de roda de chimarrão e divertindo-se ao som de músicas tradicionalistas, no “Rancho Menino Jesus”.

DSC_2739O espaço, construído no pátio da instituição de ensino, também acolheu os educandos matriculados no Ensino Fundamental, que, com olhares atentos, acompanharam o processamento da erva-mate – demonstrado em equipamentos utilizados no passado. Além disso, saborearam a bebida típica gaúcha e aprenderam passos de algumas danças tradicionais do Rio Grande do Sul, como o “Maçanico”.

A cultura sul rio-grandense foi enaltecida, também, durante o Encontro da Cultura, Lazer, Arte e Desafios (ECLADE), que teve como eixo temático as indumentárias e as brincadeiras típicas do estado – abordadas em oficinas, ministradas por integrantes das Invernadas Mirim e Juvenil do CTG Lalau Miranda.

Acesse a galeria de fotos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>