Colaboradores Notre Dame são desafiados a “transformar conhecimento em atitude”
13 de fevereiro de 2015 Notícias
Encontro-de-Colaboradores-111

A realização pessoal e profissional, ainda que não seja uma ciência exata, pode seguir uma equação. Pelo menos, isso foi o que Jefferson Leonardo defendeu, durante o Encontro de Colaboradores da Rede de Educação Notre Dame – Sul.Encontro de Colaboradores (68)

Ainda na abertura do evento, a Superiora Provincial da Congregação das Irmãs de Notre Dame, Ir. Araci Maria Ludwig, fez referência aquilo que o Papa Francisco vem destacando quando trata de educação. “É preciso, em primeiro lugar, respeitar o valor do diálogo. Em segundo, ter preparação e formação qualificada, a educação não aceita improvisos. E, por fim, é preciso que as instituições acadêmicas católicas não se isolem do mundo, mas saibam entrar com coragem no areópago das culturas atuais e colocar-se em diálogo, conscientes do dom a oferecer a todos,” enfatizou.

Com esses objetivos, cerca de 400 educadores, gestores e funcionários, reuniram-se no Auditório da Escola Notre Dame Menino Jesus, na quarta-feira (11). Após a acolhida, os participantes foram apresentados à formula que, ao invés de números, compreende boas práticas e atitudes para se atingir o sucesso.Encontro de Colaboradores (84)

De acordo com o palestrante, Jefferson Leonardo, que é graduado em Administração de Empresas e mestre em Engenharia de Produção e atua como docente universitário e diretor-sócio de empresa de consultoria em Programas de Qualidade Total e de Desenvolvimento de Gestores, o entusiasmo, necessário para a melhoria da performance e da realização, é resultado de uma soma de esforços. Aprender e fazer, ter percepção e resiliência, agir com simplicidade e determinação para concluir as etapas e tarefas, trabalhar em equipe, com criatividade e inovação, são partes da equação que, ao ser compartilhada, motivou os colaboradores do Colégio Notre Dame, do Colégio Notre Dame Aparecida, da Escola Notre Dame Menino Jesus e da Escola Notre Dame Santa Isabel, além da sede administrativa da Rede de Educação.

Encontro de Colaboradores (94)Já estimulados, os participantes foram, então, desafiados. Ainda pela manhã, eles refletiram sobre o movimento “Transformar Conhecimento em Atitude”.  Lançado em 2014 e que abrange as nove instituições de ensino mantidas pela Rede, ele propõe que os membros das suas comunidades educativas estejam mais atentos às atitudes diárias que, em quaisquer ambientes e momentos, evidenciam o cultivo de valores. Afinal, além da construção do conhecimento, as escolas Notre Dame têm como missão o exercício da cidadania, baseado em sólidos valores éticos e cristãos.Encontro de Colaboradores (31)

Durante a tarde, todos participaram de uma gama de oficinas que exercitavam e orientavam para o cuidado com o corpo e a manutenção da saúde ou propunham experienciar ou aprofundar conhecimentos sobre ferramentas e técnicas de ensino e de aprendizagem.Encontro de Colaboradores (61)

Para encerrar a programação, os colaboradores participaram de cerimônia em ação de graças pela integração proporcionada pelo Encontro. Ministrada na Paróquia Santa Teresinha, pelo Pe. Ivanir Rodighero, a celebração foi encerrada com a bênção de envio para o ano letivo de 2015.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>