Campanha incentiva cuidados com os livros
13 de março de 2019 Notícias, Portal
Imagem Destacada - ND Menino Jesus

IMG_2409 (Copy)Com o intuito de fomentar, entre os educandos, atitudes capazes de assegurar a integridade dos exemplares, a Biblioteca Pequeno Sábio, da Escola Notre Dame Menino Jesus, está promovendo a campanha “Não seja o vilão desta história”.

IMG_2534 (Copy)A iniciativa – que, ainda, orienta sobre o comportamento adequado ao ambiente – foi idealizada no final do último ano letivo, quando, como relata a assiste de Biblioteca, Sabrina Hermann Basso, foi realizado o inventário do acervo. Na ocasião, percebeu-se que muitos livros estavam estragados, com páginas rasgadas ou faltando. Por isso, começou-se a delinear um projeto capaz de compreender todos os níveis de ensino, chamando a atenção das crianças e dos adolescentes para o cuidado com os exemplares.

IMG_2401 (Copy)Dessa maneira, surgiu a campanha que se apropria dos vilões do cinema, a fim de que os educandos reconheçam as atitudes que, no contato com as obras, não devem ser tomadas.

Flagrado em um ataque de fúria, o Capitão Gancho, por exemplo, é protagonista do ensinamento sobre não rasgar as páginas. Cruella De Vil, por sua vez, é personagem da lição de não desenhar, nem mesmo casacos de pele, nos exemplares.

O envolvimento com a iniciativa, como não poderia deixar de ser, é grande. Afinal, as narrativas que contrapõem o bem e o mal fazem parte, tanto do imaginário infantil quanto infantojuvenil. IMG_2344 (Copy)“Assim como nas histórias, as atitudes dos vilões são condenadas, favorecendo o aprendizado de boas maneiras. Afinal, todos querem se identificar com os mocinhos”, afirma Sabrina, comentando que há turmas que, inclusive, estão elaborando, em sala de aula, propostas para que os vilões não voltem a atacar a Escola.

Além da exposição de cartazes em que os “crimes” são relatados, a campanha “Não seja o vilão desta história” inclui a distribuição de marcadores de página personalizados e a realização de atividades pedagógicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>