Bullying em debate
7 de fevereiro de 2018 Notícias, Portal
Destacada

Segundo dados do terceiro volume do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), no Brasil, um a cada dez alunos é vítima de Bullying – práticas de violência física e psicológica, intencionais e repetitivas, que geram sofrimento e traumas no agredido.

Atenta à abrangência dessa agressão, a Escola Notre Dame Menino Jesus pretende, em 2018, capacitar os membros da sua comunidade educativa para que identifiquem e coíbam as condutas violentas. Para isso, distribuirá uma cartilha informativa, cujo conteúdo será aprofundado em aulas, Encontros de Formação Continuada e reuniões.

Antes mesmo do início do ano letivo, os colaboradores dos setores administrativos, de manutenção e de serviços gerais da instituição de ensino receberam seus exemplares e a assistiram à palestra sobre o tema.

DSCN9707Ministrada, na segunda-feira (05), pela psicopedagoga escolar, Eleandra da Rosa, ela possibilitou que os funcionários reconhecessem os impactos do Bullying em diversos aspectos da vida socioeducacional da criança e do adolescente. “Quando um estudante está sendo alvo de agressão, nota-se uma queda no seu rendimento escolar e na sua autoestima, além de dificuldade na interação com os colegas ou um isolamento repentino”, explicou a palestrante.

Além disso, Eleandra esclareceu que apelidos e difamação são considerados agressões e figuram entre 61% dos casos de Bullying relatados por educandos.

A psicopedagoga, ainda, alertou os participantes para o fato de que, em um cenário onde a tecnologia é incorporada à rotina desde muito cedo, o anonimato e a instantaneidade de publicações nas mídias sociais abrem precedente para o Cyberbullying – agressões virtuais que atingem, principalmente, o psicológico de, aproximadamente, 47% de crianças e jovens, conforme estudo realizado pelo Instituto DQ em parceira com o Fórum Econômico Mundial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>