Atividades lúdicas favorecem a compreensão das emoções
2 de julho de 2019 Notícias, Portal
capa

As emoções são inerentes às IMG_5753 (Copy)experiências vivenciadas ao longo da vida e, também, exercem impacto sobre como reagimos às circunstâncias. Por isso, reconhecê-las e compreendê-las é fundamental para que os diferentes momentos sejam enfrentados com sabedoria. Atenta a isso, a Educação Infantil da Escola Notre Dame Menino Jesus propõe-se a contribuir para o desenvolvimento da inteligência emocional – habilidade que favorece, ainda, o aprendizado.

As crianças matriculadas no Nível I, por exemplo, participaram, ao longo dos últimos meses, de diversas atividades lúdicas acerca dos sentimentos.

Relacionadas ao conteúdo temático “Identidade e Autonomia”, elas foram, primeiramente, inspiradas na narrativa “Se ligue em você” – obra, escrita por Luiz Antonio Gasparetto, que versa sobre uma luzinha que temos no peito e se acende quando fazemos coisas boas.

Inspirados no livro, os educandos foram desafiados a confeccionar um mascote da turma. Para tanto, utilizaram jornais, papel, lã e roupas, enquanto refletiam sobre aquilo que desperta boas emoções – isto é, acende a luz.

IMG_2363 (Copy)Os bonecos, então, os acompanharam em novas dinâmicas, como instrumentos para que recordassem os saberes já construídos.

Entre elas, estava a oportunidade de expressar suas sensações por meio do “Emocionômetro”, do “Dado dos Sentimentos” e da “Cortina dos Sentimentos”, 1 (Copy)além de uma contação de história sobre a temática, por meio da qual as crianças identificaram o que acontece quando se sentem alegres, calmas, tristes, medrosas ou irritadas.

Duas dessas sensações, alegria e medo, também foram abordadas nas ações de encerramento dos estudos – que consistiram na visitação de salas ornamentadas com elementos que remetem às emoções.

Após percorrer ambos os ambientes – um obscuro e outro repleto de elementos coloridos, como balões, além de fotografias que retratam momentos felizes -, os educandos puderam distinguir os sentimentos e identificar o que os motiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>