Ao retomar a rotina escolar, estudantes Notre Dame refletem sobre o amor
13 de fevereiro de 2019 Notícias
Imagem Destacada

Colégio Notre Dame_Início do Ano Letivo-2019 (4)Nos abraços entusiasmados, nos sorrisos fartos e nas narrativas empolgadas ou na caminhada amparada pelos familiares e no olhar curioso, desenhou-se, nesta quarta-feira (13), o início de um novo ano letivo para as crianças e os adolescentes matriculados do 4º Ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio do Colégio Notre Dame e do 2º ao 9º Ano do Ensino Fundamental da Escola Notre Dame Menino Jesus.

Colégio Notre Dame_Início do Ano Letivo-2019 (42)No Colégio Notre Dame, após percorrer suas trajetórias particulares até o educandário, os estudantes foram carinhosamente acolhidos pela equipe pedagógica, que lhes desafiou a “abrir o coração”. Afinal, durante uma dinâmica que visava, concomitantemente, à interação e ao autoconhecimento, eles deveriam socializar com um colega aspectos da sua história de vida, além de seus sonhos e seus medos.

Colégio Notre Dame_Início do Ano Letivo-2019 (43)Para que a partilha ocorresse entre educandos com menos contato e intimidade, ela foi antecedida por uma descontraída brincadeira, que os tirou da zona de conforto. Afinal, como explica a psicopedagoga escolar, Daniella Maciel, só se ama aquilo que se conhece – numa menção à temática que inspirou a realização das ações de boas-vindas realizadas pela instituição de ensino: a #euamo, adotada pela Rede de Educação Notre Dame, em 2019, como mote para a sua campanha institucional.

“Nós somos chamados a amar as pessoas, a amar a natureza, a amar a família…, porém, o que é amar? Esse foi o questionamento proposto aos estudantes”, prossegue a profissional, comentando que, ao respondê-lo, deveriam ponderar sobre como, enquanto turma, podem exercitar o sentimento.

No turno da tarde, a acolhida aos estudantes se deu, ainda, por meio de música e atividades psicomotoras, como cobranças de pênalti e arremessos à cesta de basquete, além de uma animada disputa de handebol.

Escola Notre Dame Menino Jesus_Volta às Aulas-2019 (6)Já na Escola Notre Dame Menino Jesus, após receberem as boas-vindas da diretora escolar, Rosane Werworn, que os saudou e desejou um ano repleto de aprendizados e conquistas, as crianças e os adolescentes que frequentam as aulas pela manhã participaram de uma atividade de integração.

Escola Notre Dame Menino Jesus_Volta às Aulas-2019 (8)À tarde, os educandos, acompanhados por seus responsáveis e levando consigo os materiais escolares, foram acolhidos, em sala de aula, pelas educadoras responsáveis pelas turmas, que orientaram atividades lúdicas de apresentação e interação.

Responsáveis pelos demais educandos participam de reuniões informativas:

Escola Notre Dame Menino Jesus_Volta às Aulas-2019 (7)Antecedendo o início do ano letivo para as crianças matriculadas do Maternal ao 3º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame e do Junior ao 1º Ano do Ensino Fundamental da Escola Notre Dame Menino Jesus, que ocorrerá na quinta-feira (15), ambas as instituições de ensino convidaram os responsáveis pelos educandos a participar de reuniões informativas.

Durante elas, as regentes de turma orientaram-lhes sobre questões relativas ao período de adaptação e ao cotidiano escolar.  A oportunidade serviu, ainda, para que os vínculos com a equipe pedagógica sejam criados ou estreitados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>