A cultura gaúcha em evidência
19 de setembro de 2019 Notícias, Portal
capa2

Delicados vestidos de prenda e pomposas bombachas foram avistados, durante as duas últimas semanas, em meio aos uniformes escolares. Afinal, na Escola Notre Dame Menino Jesus, a comemoração do Dia do Gaúcho – celebrado nesta sexta-feira (20) – motivou uma intensa programação voltada à construção de saberes e à valorização das tradições rio-grandenses.

Organizada com intencionalidades pedagógicas inspiradas nos direitos de aprendizagem, conforme pressupõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ela partiu, como explica a coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Caroline Corrêa, da identificação das curiosidades nutridas pelas crianças acerca da cultura e da história do Estado. “A partir delas, brincadeiras, dinâmicas de exploração e momentos de convivência foram idealizados, a fim de possibilitar que os educandos, de forma lúdica e significativa, ampliassem saberes”, descreve.

Por isso, a dança, a expressão, a música e a vestimenta foram aspectos explorados, inclusive, por meio do contato com tradicionalistas.

IMG_5755 (Copy)As crianças matriculadas no Junior da Educação Infantil, por exemplo, participaram de bailes e saborearam pratos típicos, além de conhecer os animais que são símbolo do Rio Grande do Sul. Aquelas que integram as turmas do Nível III, por sua vez, compreenderam de que elementos compõem a pilcha e convidaram suas famílias para um almoço campeiro.

IMG_5944 (Copy)Os educandos ainda entraram em contato com as particularidades da música e da dança gauchesca, assistindo a apresentações protagonizadas pelos peões e pelas prendas que integram as invernadas do Clube Recreativo Juvenil e do Departamento Tradicionalista do SIMPASSO, além de prestigiar as habilidades desenvolvidas por educandos do Colégio Notre Dame e da própria Escola, durante as aulas semanais da  Atividade Extracurricular de Dança Tradicional Gaúcha.

Já do 1º ao 4º Ano do Ensino Fundamental, foi realizada a Gincana Farroupilha – dinâmica que, desafiando as crianças a solucionar desafios acerca do tradicionalismo, oportunizou uma visita ao CTG Lalau Miranda.

Os educandos, igualmente, participaram de Horas Cívicas, e, assim como os demais membros da comunidade escolar, puderam desfrutar do Galpão Menino Jesus – montado no pátio da instituição de ensino, a fim de  proporcionar à comunidade educativa um espaço para confraternização e mateada.

Veja mais fotos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>