Abertura das festividades alusivas ao centenário da presença Notre Dame no Brasil
17 de junho de 2022 Notícias, Portal

A gélida manhã do último sábado (11) trouxe à memória a chegada das Irmãs de Notre Dame em Passo Fundo, na fria madrugada de 7 de junho de 1923. Afinal, faltando menos de um ano para que se festeje um século de presença das religiosas no Brasil, a cerimônia de abertura das comemorações oportunizou que educadores e funcionários da Escola Notre Dame Menino Jesus refletissem sobre as origens e a grandeza da Congregação.

Para tanto, a celebração realizada no auditório da instituição de ensino possibilitou que os colaboradores recordassem fatos e personagens que marcaram a trajetória principiada como um vislumbre de Júlia Billiart.

Também foi rememorada a calorosa acolhida àquelas que, imbuídas de coragem e confiança, cruzaram o oceano com a missão de atuar em prol da educação ofertada no interior do Rio Grande do Sul. Por isso, as religiosas que integram a comunidade escolar foram presenteadas com flores. As rosas vermelhas, no entanto, foram substituídas por girassóis – um dos símbolos intrínsecos à religiosidade da sua mãe espiritual.

Comemorações

Pautado pelos princípios inerentes ao fazer educacional Notre Dame, as comemorações preveem, entre outras atividades, a distribuição de 20 mil lápis dotados de sementes e o plantio de uma centena de árvores nativas; a realização de uma nova edição do Encontro Nacional da Juventude Notre Dame e do Congresso Nacional de Educadores Notre Dame; a promoção de encontros de ex-alunos e celebrações comunitárias; a peregrinação às origens da Congregação e ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida; além de uma Cantata Natalina comemorativa.