Visando ao desenvolvimento das habilidades de expressão, projeto pedagógico pressupõe o resgate de narrativas familiares
4 de maio de 2022 Notícias, Portal

É por intermédio das narrativas familiares que as crianças matriculadas no 5º Ano do Ensino Fundamental da Escola Notre Dame Menino Jesus estão aprimorando as competências relacionadas à habilidade expressão. Afinal, graças a um projeto pedagógico que engloba as disciplinas de Artes e Língua Portuguesa, os educandos estão fixando saberes sobre as particularidades dos gêneros narrativos – tais como estilo, estrutura, finalidade e linguagem -, enquanto transformam em contos populares os divertidos acontecimentos vivenciados pelos seus familiares.

Intitulada “Acampamento de Histórias”, a iniciativa é inspirada na prática milenar de reunir-se para socializar relatos e lendas. “Desse modo, o projeto lhes permitiu exercitar a oralidade, a entonação, a dramatização e os efeitos de sentido que fazem da contação de histórias uma arte literária que vai além da leitura”, destaca o docente João Ricardo dos Santos, exaltando, ainda, como ele propicia o fortalecimento dos laços afetivos e sociais. “Apropriando-se de diferentes estratégias da teatralidade, como fantoches e dramatizações, os estudantes compartilharam os resultados das suas pesquisas familiares com os demais colegas e, igualmente, com os seus responsáveis”, descreve o educador.

Antes o fazerem, porém, desempenharam o papel de espectadores e assistiram à encenação protagonizadas pelos educadores que lhes conduzem pela construção do conhecimento.