Dinossauros inspiram projeto pedagógico
4 de outubro de 2021 Notícias, Portal

O fascínio exercido por esses animais  está servindo de motivação para que as crianças matriculadas no Maternal III da Educação Infantil construam as mais diversas aprendizagens. Afinal, por meio do projeto pedagógico “Uma Fantástica Viagem ao Mundo dos Dinossauros”, os educandos estão empreendendo estudos sobre os répteis já extintos, além de refletirem a respeito do passar do tempo e desenvolverem noções matemáticas.

Idealizada a partir da percepção de como esses seres povoam o imaginário infantil, sendo representados nos brinquedos e no material didático, a iniciativa busca apropriar-se de tal preferência para promover o conhecimento. “A proposta pretende que a adoração demonstrada pela crianças instigue a sua curiosidade”, justifica a educadora Noemi Chiste. “Assim, oportuniza descobertas atreladas às diferentes áreas do saber”, descreve a docente Fernanda Panizzi, citando os aprendizados já construídos acerca das diferentes espécies de dinossauros, do período histórico em que eles viveram, das suas dimensões e da sua população, bem como das profissões que se dedicam a estudá-los.

Desse modo, como evidencia a coordenadora Pedagógica da Educação Infantil, Caroline Hirt Correa, a aprendizagem se torna mais prazerosa e significativa. “O professor precisa ter um olhar atento e sensível, a fim de promover situações que valorizem as sugestões, os interesses e o conhecimento prévio das crianças”, comenta, frisando como o projeto pedagógico contribui para o pleno desenvolvimento dos educandos, uma vez que contempla o fomento às habilidades e competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).