Educandos desenvolvem projetos em preparação para a Feira de Ciências Sustentáveis
16 de setembro de 2021 Notícias, Portal

Comprometida com a construção de um futuro no qual os sistemas ambiental, econômico e social se encontrem em equilíbrio, a equipe pedagógica da Escola Notre Dame Menino Jesus está empenhada em despertar, nas crianças e nos pré-adolescentes matriculados nas diferentes etapas de ensino ofertadas pela instituição, a compreensão acerca da sua capacidade de impactar positivamente o meio em que estão inseridos. Por isso, a comunidade educativa está sendo envolvida em ações preparatórias à Feira de Ciências Sustentáveis.

Realizado em 29 e 30 de outubro, o evento visa oportunizar que os educandos socializem as soluções identificadas por eles mesmos para problemas socioambientais. Desse modo, como salienta a coordenadora pedagógica dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Taís Loss Loehder, pretende-se oportunizar a iniciação à pesquisa.

Para tanto, respeita-se o nível de aprendizagem dos discentes, promovendo vivencias das mais diversas. Todas elas, porém, são norteadas por um dos seguintes temas: reciclagem e empreendedorismo. Por isso, cada turma está imbuída do propósito de debruçar-se sobre um aspecto de tais assuntos, idealizando uma iniciativa inovadora.

As crianças matriculadas do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental, por exemplo, estão refletindo sobre a importância de reduzir a produção de lixo e, também, de dar a ele o descarte correto. Além disso, graças a um diálogo travados com representantes do Projeto TransformAção, elas compreenderam a reciclagem como uma oportunidade de geração de emprego e renda.

Os estudantes do 9º Ano, por sua vez, estão experienciando a produção sustentável de alimentos. Para isso, apropriaram-se da horta escolar, onde plantaram mudas de cenoura, morango, rabanete e rúcula, bem como sementes de ervilha.

Os do 8º Ano, por fim, estão confeccionando brinquedos lúdicos e pedagógicos a partir de material reutilizável, a fim de doá-los a crianças em situação de vulnerabilidade social.