Publicação comemorativa inspira a criação de Histórias em Quadrinhos
22 de julho de 2021 Notícias, Portal

Entre as muitas obras que registram a história da Escola Notre Dame Menino Jesus, nenhuma é como a idealizada para marcar o seu 80º aniversário. Afinal, a trajetória da instituição de ensino foi representada nas páginas de um gibi.

Idealizada para ser particularmente atrativa à faixa etária dos educandos, a revista em quadrinhos reúne narrativas elaboradas por colaboradores escolares e ilustradas por Leandro Doro, além de jogos interativos. Dessa forma, permite à comunidade educativa conhecer a origem da Congregação das Irmãs de Notre Dame, recordar a chegada das religiosas no Brasil e revisitar momentos marcantes das oito décadas dedicadas à promoção do saber.

Mais que isso, a publicação vem inspirando atividades pedagógicas adequadas aos objetivos de aprendizagem das diferentes etapas de ensino. “O gibi é considerado um importante recurso didático, pois apresenta uma linguagem educativa e uma abordagem inovadora”, afirma a coordenadora pedagógica dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Taís Loss Loehder.

Por isso, após terem assistido a aulas teóricas sobre o gênero textual, os educandos do 3º Ano apropriaram-se das ferramentas disponíveis no website Pixton, a fim de criar suas próprias Histórias em Quadrinhos. “Esse recurso digital dispõe de uma grande variedade de cenários e objetos, permitindo que eles sejam os personagens principais da sua trama, além de possibilitar que também insiram os avatares dos colegas na narrativa”, descreve a educadora Sabrina Hermann Basso, enfatizando como a tarefa oportunizou o exercício de habilidades relacionadas à autoria, fazendo das crianças as protagonistas da própria aprendizagem.

Os estudantes do Ensino Fundamental II, por sua vez, dedicaram-se a conhecer detalhadamente a estrutura desse texto. Dessa forma, compreenderam como os diferentes balões de diálogo transmitem mensagem distintas e analisaram o uso das figuras de linguagem.

As crianças matriculadas na Educação Infantil, por fim, foram apresentadas a outros gibis, antes de imaginarem os seus próprios enredos.