Uso de caneta 3D enriquece a construção do conhecimento
21 de junho de 2021 Notícias, Portal

Comprometida em fazer com que os educandos se reconheçam como protagonistas da própria aprendizagem, a Escola Notre Dame Menino Jesus está apropriando-se das funcionalidades das canetas 3D.

Com formato semelhante ao do instrumento convencional, o objeto oportuniza que os traços sejam dotados de volume. Dessa forma, possibilita a concretização de ideias imaginadas pelas crianças e pelos adolescentes, atendendo a um dos pressupostos da cultura maker.

Por isso, como comenta a coordenadora pedagógica dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Taís Loss Loehder, o utensílio deve ser usado nas mais diversas propostas educacionais.

“Essas canetas podem ser empregadas para favorecer a compreensão de conceitos matemáticos ou físicos, em produções artísticas e, até, para aprender História. Imagine construir saberes sobre o Antigo Egito, reproduzindo as suas pirâmides”,  sugere animada.

Estimulados a idealizar aulas diferenciadas, nas quais o instrumento seja utilizado de forma criativa, o corpo docente do Ensino Fundamental já o insere no cotidiano escolar. Exemplo disso foi a adoção das canetas 3D em uma Avaliação Diversificada de Matemática, na qual os estudantes do 4º Ano foram desafiados a representar as figuras geométricas planas e espaciais.

Ao construírem cubos, paralelepípedos, quadrados e triângulos, as crianças fixaram saberes enquanto experimentavam a empolgação inerente ao  manuseio de uma nova ferramenta.