Oito décadas transformando vidas através da educação
30 de junho de 2021 Notícias, Portal

“Notre Dame Menino Jesus,
Sua história tão bonita
Com amor foi escrita
Por muitas mãos.
São oitenta anos
Do ontem no agora.
Nós somos a hora
Que está nascendo”

Nos versos do poema escrito por Irmã Neusa Schneider, exalta-se a trajetória que, balizada pela transformadora missão de educar, permite à Escola Notre Dame Menino Jesus celebrar o seu 80º aniversário.

Principiada oficialmente em 1941, a história da instituição de ensino remete ao século XVIII, quando Júlia Billiart idealizou a fundação de uma congregação voltada à formação integral de crianças e adolescentes. Afinal, foram as religiosas que compartilhavam do seu Carisma as que atentaram, enquanto atuavam na evangelização dos residentes na Vila Rodrigues, para o parco conhecimento acessado pelos filhos das famílias de ferroviários.

Imbuídas do espírito de ofertar àqueles meninos e meninas o aprofundamento dos saberes, permitindo-lhes vislumbrar um futuro com novos contornos, as Irmãs fundaram o segundo educandário Notre Dame em Passo Fundo.

Inicialmente chamada Escola Santa Teresinha, a instituição cresceu gradativamente, transformando-se em referência no mercado local. Para tanto, pautou-se pela modernidade dos espaços pedagógicos e pela afetividade de um corpo docente altamente capacitado. “Seguimos o princípio de sermos comprometidos com uma educação sem fronteiras”, sintetiza a diretora escolar, Rosane Werworn, enfatizando como a trajetória comemorada nesta quinta-feira (01) é esteada na bondade e na firmeza e norteada pela construção do conhecimento e pelo exercício da cidadania.

Foi assim que o educandário marcou a vida de milhares de passo-fundenses, tais como Rejane, Marcelo e Maurício.

“A minha vida escolar foi muito feliz. Por isso, meus filhos e meus netos também estudaram aqui”, justifica a matriarca da família Bernardon. “Aqui, crescemos com valores e tivemos respeitada a nossa individualidade e o nosso potencial”, conclui Rejane, feliz por festejar os 80 anos da instituição de ensino que serviu de palco para que construísse algumas das suas mais significativas lembranças.