Apropriando-se das plataformas digitais, comunidade educativa celebra a Páscoa
6 de abril de 2021 Notícias, Pastoral, Portal, Portal Pastoral
capa

Às vésperas daquela que é considerada a principal festividade do cristianismo, os diferentes atores da sua comunidade educativa foram convidados pela Escola Notre Dame Menino Jesus a refletir acerca do verdadeiro sentido da Páscoa.

Para tanto, fizeram uso das funcionalidades de diferentes plataformas digitais, como o Google Classrrom – ferramenta adotada pela instituição de ensino, a fim de assegurar às crianças e aos adolescentes a construção e a socialização de saberes, enquanto as aulas são ministradas de forma remota ou híbrida.

Foi por meio dela, por exemplo, que as agentes de Pastoral Escolar, Irmã Diana Pinheiro e Irmã Luísa de Luca, conduziram os momentos de sensibilização a respeito da data, apropriando-se de canções, produções audiovisuais e textos bíblicos que permitiram aos educandos recordar os acontecimentos que antecederam o milagre da ressurreição, além de aprofundar o seu entendimento acerca dos símbolos pascais.

37 (Copy)Também através dela, foram propostas aos estudantes as mais diversas atividades pedagógicas inspiradas pela celebração cristã – como aquela que, envolvendo as disciplinas de Ensino Religioso e Artes, apresentou os que integram as diferentes turmas do 5º Ano do Ensino Fundamental à lenda da Baduska – uma menina pobre que ofereceu às galinhas beterrabas e cenouras, esperando que elas colocassem os ovos coloridos com os quais desejava presentear, por ocasião da Páscoa, os seus irmãos.

Após refletirem sobre a narrativa, as crianças decoraram as suas próprias casquinhas e escreveram as mensagens que depositariam no seu interior, juntamente com alguns doces, a fim de ofertá-las aos seus familiares.

IMG_3475 (Copy)A fanpage escolar, por sua vez, oportunizou que os demais membros da comunidade educativa se unissem em oração. Afinal, no entardecer de segunda-feira (29), serviu de meio para que uma cerimônia eucarística fosse transmitida ao vivo.

Presidida por Padre Érico Martins, a missa exaltou o significado da festividade. “Celebrar a Páscoa significa voltar a crer que Deus nos sustenta em nossas dificuldades e nos encoraja para acreditarmos num mundo possível, porque Cristo venceu”, exclamou o religioso.