Preparativos para o início do ano letivo
9 de fevereiro de 2021 Notícias, Portal
capa1

Com a aproximação de um novo ano letivo, a Escola Notre Dame Menino Jesus se prepara para voltar a ofertar aulas de forma remota e presencial. Afinal, tendo em vista o cenário epidemiológico vigente, oportunizou que os responsáveis pelos seus educandos, mais uma vez, optassem pela modalidade que melhor se adequa à realidade familiar.

O ensino híbrido será retomado a partir desta quarta-feira (10), quando os estudantes matriculados do 2º ao 9º Ano do Ensino Fundamental retornarão aos estudos. Já no dia seguinte, serão as crianças que compõem as diferentes turmas da Educação Infantil e do 1º Ano do Ensino Fundamental que darão início às atividades letivas.

IMG_2374 (Copy)

Com intuito de assegurar a manutenção do correto distanciamento  entre aqueles que tornarão a frequentar os ambientes pedagógicos, de modo preservar o seu bem-estar, a Escola propôs à comunidade educativa que os estudantes matriculados a partir do 3º Ano do Ensino Fundamental o façam em rodízio previamente definido. Os demais educandos, por sua vez, assistirão às aulas de forma exclusivamente presencial ou totalmente on-line.

Para tanto, como explica a coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Caroline Hirt Corrêa, foram formadas turmas que não ultrapassam o limite de 50% da capacidade de ocupação das salas de aula.

Elencadas no protocolo sanitário elaborado pela Rede de Educação Notre Dame, outras medidas capazes de prevenir a proliferação do novo coronavírus também foram adotadas pelo educandário, como a verificação da temperatura corporal de todos aqueles que, após a devida desinfecção dos calçados, ingressarem nas suas dependências.

Além disso, a ampla sinalização disposta pelos espaços escolares estimula a adoção de posturas que devem ser seguidas rigorosamente por todos, como a higienização correta das mãos, a utilização do álcool em gel e o respeito à demarcação de afastamento entre os indivíduos e à orientação do fluxo de pessoas.

Os usos obrigatórios dos equipamentos de proteção individual e de utensílios pessoais destinados à alimentação e à hidratação, assim como a constante higienização das superfícies e a periódica sanitização dos espaços, também farão parte do cotidiano escolar.

Estudos Pedagógicos:
IMG_2344 (Copy)

A esses preparativos para o próximo ano letivo, se somam os estudos pedagógicos que, tradicionalmente, permitem aos docentes refletir acerca do seu ofício.

Iniciados na segunda-feira (08), eles promoveram uma reflexão acerca da empatia nas relações que tecem os processos de ensino e de aprendizagem, além de meditação a respeito do tema que norteia a Campanha da Fraternidade de 2021 – “Cristo é a nossa Paz: do que era dividido fez uma unidade”.