Em alusão ao Outubro Rosa, escolas Notre Dame promovem ação solidária
20 de outubro de 2020 Notícias

Por meio de drive-thru, as comunidades educativas doaram brinquedos e produtos de higiene pessoal à Liga Feminina de Combate ao Câncer de Passo Fundo

Fundada em 1975, com o compromisso de mobilizar a comunidade para o trabalho assistencial e informar sobre a prevenção à doença, a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Passo Fundo também auxilia aqueles que passam por tratamento, visando ter restabelecida a sua saúde. Para isso, mantém o Centro Assistencial à Criança com Câncer – Morena Benvegnú, que oferece acolhimento ou hospedagem, alimentação e medicamentos a pacientes oriundos de mais de 70 municípios da região, além dos residentes na cidade onde está localizada.

Entrega de donativos (1)Ao todo, mais de 300 adultos e crianças são assistidos pela instituição beneficente, cujos serviços, capitaneados por voluntários, são mantidos com a contribuição da comunidade passo-fundense – como ocorre, há nove anos, por iniciativa da Rede de Educação Notre Dame.

Tradicionalmente, tal colaboração se dá por meio da venda de camisetas alusivas ao movimento global “Outubro Rosa”, durante os atos escolares de conscientização sobre quão imprescindível é a realização periódica dos exames capazes de identificar tumores mamários em estágio inicial – nos quais, tanto a Escola Notre Dame Menino Jesus quanto o Colégio Notre Dame são, a exemplo de monumentos e prédios públicos de todo o mundo, iluminados na cor que lembra a relação direta entre o diagnóstico precoce e o sucesso do tratamento.

IMG_7731 (Copy)Porém, diante da suspensão das atividades escolares presenciais, bem como da necessidade de evitar aglomerações, em 2020, a iniciativa foi inteiramente adaptada. A contribuição financeira cedeu espaço à arrecadação de brinquedos em bom estado de conservação e produtos de higiene pessoal. A programação informativa, por sua vez, foi substituída por um bate-papo virtual com a jornalista Alice Bastos Neves, no qual a apresentadora da RBS TV revisitou a recente batalha contra o câncer de mama.

Graças ao gesto solidário, ao qual foram convidadas as crianças matriculadas em toda a Educação Infantil e, também, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, mais de 700 brinquedos foram destinados a desenhar sorrisos nas expressões dos pequenos pacientes oncológicos assistidos pelo CACC.

IMG_7241 (Copy)Além dos vistosos embrulhos acompanhados por cartões carinhosamente elaborados, durante o drive-thru promovido pelas instituições de ensino a fim de permitir que educandos e educadores sentissem abrandar a saudade experimentada pelos meses de contato mediado exclusivamente pelas telas – celebrando, assim, o Dia das Crianças e o Dia do Professor -, as mãos infantis também ofereceram à Liga centenas de itens de higiene pessoal, despertando, em sua presidente, o desejo de que o envolvimento com as comunidades educativas se fortaleça. “São parcerias como esta que engrandecem nossa comunidade”, exclama Patricia Machado.