Comunidade educativa é convidada a refletir sobre o papel da família na promoção de aprendizagens essenciais à vida
30 de setembro de 2020 Notícias, Portal
capa

Na última noite, as instituições mantidas pela Rede de Educação Notre Dame no Rio Grande do Sul oportunizaram um momento de reflexão às respectivas comunidades educativas. 18 (Copy)Convidando o filósofo e pedagogo Humberto Contreras a conduzi-las à compreensão do papel desempenhado pelas famílias, no que tange à promoção de aprendizagens significativas à vida, a Escola Notre Dame Menino Jesus, o Colégio Notre Dame Aparecida e o Colégio Notre Dame Passo Fundo possibilitaram, através das suas respectivas fanpages, que os espectadores se sentissem inspirados.

Afinal, durante a palestra intitulada “Semear Juntos: pais e filhos na escola da vida”, o convidado remeteu-os à definição cunhada pelo Papa Francisco ao convívio familiar. “A família é a primeira escola dos valores humanos, na que se aprende o bom uso da liberdade e se transmite a fé”, citou Humberto, enfatizando a importância de que essa convivência seja marcada pelo amor, pelo carinho e pelo cuidado, de modo a refletir na vida em sociedade.

11 (Copy)Nesse âmbito, Contreras aconselhou os pais a envolverem-se profundamente com o dia a dia das crianças e dos adolescentes, atentando, inclusive, para as potencialidades das ferramentas digitais. “É preciso saber com quem estão conversando, o que acessam, o que assistem… Acompanhem a vida deles, criem vínculos de amizade; valorizem e acolham as suas produções”, orientou, enfatizando que tal postura permitirá que, juntos, pais e filhos descubram como fazer germinar as melhores sementes.

Por fim, o convidado exaltou estes meses atípicos como uma oportunidade para estreitar laços, reconhecendo o que é essencial dentro do núcleo familiar.

Assista, na íntegra, à palestra de Humberto Contreras:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>